terça-feira, 15 de maio de 2012

Futebol | Definido o regulamento do Regional "Taça SDR"

Em reunião realizada na noite da última sexta-feira (11), na sede da Liga Riossulense de Futebol em Rio do Sul, foi aprovado o regulamento do Campeonato Regional “7ª Taça SDR”. O documento não sofreu nenhuma mudança significativa em relação ao da temporada passada.

A fórmula de disputa também não mudou. Na primeira fase, as 24 equipes serão divididas em seis chaves de quatro clubes. Os dois primeiros colocados, além dos quatro melhores terceiros, passarão para as oitavas de final. Em jogos de ida e volta serão definidos os times das quartas de final, depois das semifinais e na sequência das finais.

A competição começa no dia 1 de julho.

VEJA ABAIXO O REGULAMENTO COMPLETO:

LIGA RIOSULENSE DE FUTEBOL
Filiada à Federação Catarinense de Futebol.

FUTEBOL AMADOR SÉRIO E TRANSPARENTE
DEPARTAMENTO TÉCNICO DA LRF.
VII TAÇA SDR – RIO DO SUL DE FUTEBOL – 2012
LRF – RIO DO SUL.

Regulamento.

Capitulo I.

Da Denominação Torneio Inicio e Participação

Art. 1º - Campeonato da Liga Riosulense de Futebol VII Taça SDR- de Futebol, será a denominação para o campeonato de 2012.

Art. 2º Todas as equipes devidamente inscritas no campeonato da LRF VII TAÇA SDR de futebol, deverão participar do Torneio Inicio no dia 24 de Junho de 2012 com sorteio no dia do congresso técnico, local a ser definido pela Liga Riosulense de Futebol.

Parágrafo Primeiro: A equipe que participar do torneio início, somará 3 (três) pontos na tabela de classificação  quando do encerramento da primeira fase da competição. 

Parágrafo Segundo: O local do torneio inicio será definido pela Liga Riosulense de Futebol juntamente com a parceira nos futuros campeonatos.  

Art. 3º Opcionalmente em cada campeonato a Liga Riosulense e a SDR poderão prestar homenagens.

Art. 4º  São participantes do Campeonato da Liga Riosulense de Futebol:
Aurora, União da Papanduva,  Atlético Ribeirão Pequeno, Rio do Sul Social Clube, Imperial,  Cacique, Poço Rico, União de Taió, Atlético de Ituporanga, Maringá,  Petrolandense , Serra Cima,  Botafogo,  União Lageadense, Santo Antonio, Flamengo, Palmeirinhas, Atalantense, Amigos do Esporte, Canto do Rio, Independente, Ponte Preta, Presidente Nereu, 25 de Julho.  

Paragrafo Único – O Campeonato de 2012, terá seu inicio no dia 01/07/2012, podendo haver um jogo no sábado como abertura oficial.

Capitulo II.

Da Premiação

Art. 5º  A premiação ficará a critério da 12ª SDR – Rio do Sul.

TROFEU E 30 MEDALHAS DO 1º AO 3º COLOCADO
TROFEU GOLEIRO MENOS VAZADO
TROFEU ARTILHEIRO.

Parágrafo Unico – Para o campeonato de 2012, caso a LRF conseguir um patrocinador haverá premiação em dinheiro,  sendo que em contra partida todas as equipes deverão utilizar a logo marca da empresa no tamanho 15 x 15 em seus uniformes.


Capitulo III

Da Forma de Disputa

Art. 6º  -  O Campeonato 2012  da LRF/SDR, será disputado em 5 fases, onde na 1ª Fase, os participantes serão distribuídos por sorteio em 6 chaves.  A, B, C, D, E, F    composta por  quatro equipes cada uma, jogando entre si em turno e returno,  passando para a 2º fase as duas primeiras equipes de cada chave, e 4 equipes melhor qualificadas dentre as 3ªs, colocadas de cada chave.

Parágrafo Primeiro – Serão cabeças de chave, as 6 (seis) primeiras equipes melhor colocadas no campeonato de 2011 VI Taça SDR – respectivamente: Aurora, União da Papanduva,  Atlético Ribeirão Pequeno, Rio do Sul Social Clube, Imperial e Cacique.

Parágrafo Segundo - Além do grupo que formará as cabeças de chave, mais três grupos serão formados para o sorteio, baseados no ranking do campeonato de 2011:
Grupo 1 –  (1º ao 6º colocado = Aurora, União da Papanduva,  Atlético Ribeirão Pequeno, Rio do Sul Social Clube, Imperial e Cacique);
Grupo 2 –  (7º ao 12º colocado = Poço Rico, União de Taió, Atlético de Ituporanga, Maringá,  Petrolandense e Serra Cima);
Grupo 3 –  (13º ao 18º colocado = Botafogo,  União Lageadense, Santo Antonio, Flamengo Palmeirinhas e Atalantense).
Grupo 4 –  (19º ao 24º colocado) =   (Amigos do Esporte, Canto do Rio, Independente, Ponte Preta, Presidente Nereu e 25 de Julho).

Parágrafo Terceiro -  Após o sorteio para a formação das chaves, o departamento técnico da LRF confeccionará a Tabela definitiva, e a fará constar no site da Entidade no endereço, www.ligariosulensedefutebol.com.br,  podendo inclusive alguns jogos serem realizados aos sábados, tendo em vista que alguns municípios contam com  3 E 4  participantes, e haverá somente 8 jogos por final de semana.

Art. 7º  - A partir da 2ª fase da Competição, até a partida final, as equipes melhor Rankeados da 1ª fase, farão a segunda partida (jogo de volta) em seu estádio, sem prejuízo do artigo 12 deste regulamento.


DAS OITAVAS DE FINAL

Art. 8º Na 2ª fase (Oitavas de final) serão formadas as Chaves  G, H, I, J, K, L, M e N, com estes confrontos:

CHAVES
G
1º CHAVE A
X
16º RANKING
H
1º CHAVE B
X
15º RANKING
I
1º CHAVE C
X
14º RANKING
J
1º CHAVE D
X
13º RANKING
K
1º CHAVE E
X
12º RANKING
L
1º CHAVE F
X
11º RANKING
M
7º RANKING
X
10º RANKING
N
8º RANKING
X
 9º RANKING

Parágrafo 1º -  Nesta fase começam com 0 (zero) pontos, sendo que  passará para a 3ª fase a equipe que obtiver maior número de pontos nos dois confrontos.

Paragrafo 2º  - Em caso de empate em numero de pontos após a segunda partida, a equipe que obtiver melhor saldo de gols nos dois confrontos passará a fase seguinte da competição, sendo que os gols marcados no campo do adversário tem peso maior para efeito de desempate (gol qualificado), permanecendo a igualdade a disputa será nas penalidades, sendo serie de 5 e 1, alternadamente até conhecer-se o vencedor, as equipes que ficarem em primeiro lugar nas chaves A,B, C, D, E e F, e o 7º e 8º melhor rankeados farão os jogos de volta no seus estádios.

DAS QUARTAS DE FINAL.

Art. 9º Na 3ª fase (Quartas de final) serão formadas as Chaves O, P, Q e R. compostas da seguinte forma:

CHAVES
O
1º CHAVE G
X
1º CHAVE N
P
1º CHAVE H
X
1º CHAVE M
Q
1º CHAVE I
X
1º CHAVE L
R
1º CHAVE J
X
1º CHAVE K

Parágrafo 1º  -  Nesta fase começam com 0 (zero) pontos, sendo que  passará para a 4ª fase a equipe que obtiver maior número de pontos nos dois confrontos de cada Chave.

Paragrafo 2º  - Em caso de empate em numero de pontos após a segunda partida, a equipe que obtiver melhor saldo de gols nos dois confrontos passará a fase seguinte da competição, sendo que os gols marcados no campo do adversário tem peso maior para efeito de desempate (Gol qualificado), permanecendo a igualdade a disputa será nas penalidades, sendo serie de 5 e 1, alternadamente até conhecer-se o vencedor.

DAS SEMIFINAIS

Art. 10º  Na 4ª fase (Semifinais) serão formada a Chave S e T, composta da seguinte forma:

CHAVE
S
1º CHAVE O
X
1º CHAVE R
T
1º CHAVE P
X
1º CHAVE Q


Parágrafo 1º -  Nesta fase começam com 0 (zero) pontos, sendo que  passará para a 5ª fase (Final) a equipe que obtiver maior número de pontos nos dois confrontos de cada Chave.

Paragrafo 2º  - Em caso de empate em numero de pontos após a segunda partida, a equipe que obtiver melhor saldo de gols nos dois confrontos passará a fase seguinte da competição, sendo que os gols marcados no campo do adversário tem peso maior para efeito de desempate (Gol qualificado), permanecendo a igualdade a disputa será nas penalidades, sendo serie de 5 e 1, alternadamente até conhecer-se o vencedor.

DA FINAL DA COMPETIÇÃO.

Art. 11º  A final será disputada entre as equipes vencedoras das semifinais,  sendo que  será considerada Campeã a equipe que obtiver maior número de pontos nos dois confrontos.

Paragrafo 1º -  Em caso de empate em numero de pontos após a segunda partida,  será considerada campeã da competição a equipe que vencer as  penalidades, sendo serie de 5 e 1, alternadamente até conhecer-se o vencedor.


Paragrafo 2º -  Será considerado  3º colocado do campeonato a equipe perdedora das semifinais que tiver melhor desempenho a partir da segunda fase.


Art. 12º  Para o mando de campo das Semifinais e Finais,   a Liga Riosulense de Futebol, poderá mudar o local dos jogos, levando em consideração as condições dos Estádios.

Parágrafo único: Não receberá partidas desta fase, os Estádios que não apresentarem cabines cobertas em número suficientes para a imprensa trabalhar.

Capitulo  IV

Da Pontuação – Índice Técnico – Critérios de Desempate.

Art. 13º O Campeonato obedecerá ao sistema de 3 (Três) pontos por vitória e 1 (Um) ponto por empate.

Art. 14º Ao término das fases, observadas as disposições especificas constantes neste regulamento, no caso de 2 (duas) ou mais equipes terminarem empatadas ou para definir índices técnicos para classificação ou mando de campo em todas as fases serão obedecidos os seguintes critérios:

1º Numero de pontos ganhos
2º Número de vitórias
3º Confronto direto
4º Saldo de Gols
5º Menor número de gols tomados
6º Maior número de gols marcados
7º Sorteio público na L.R.F, ou SDR.

Capitulo V

Da condição de jogo e inscrição de atleta.

Art. 15º - Todo e qualquer documento será retirado ou enviado a Liga Riosulense de Futebol, pela internet. No endereço www.ligariosulensedefutebol.com.br,  devendo cada equipe disponibilizar um endereço de e-mail para comunicação com a Liga.

Parágrafo único: Serão disponibilizados também pela internet: Regulamento da competição, tabelas de jogos, Relatórios de classificação, artilharia, cartões amarelos e vermelhos, sumulas das partidas, resoluções, aviso de julgamentos junto a Comissão Disciplinar, intimações a atletas, dirigentes e clubes, cancelamento e adiamento  de jogos e outras informações de interesse de todos.

Art. 16º Terão condição de jogo todos os  atletas  que estiverem devidamente inscritos no Campeonato  através da ficha de inscrição devidamente assinada pelos atletas,  encaminhada a liga até o dia 05 de junho de 2012,  e que não estiverem cumprindo punições ou suspensões, devendo para cada partida apresentar a Carteira de Identidade ou de  motorista com foto recente original ou autenticada, que permanecerá na mesa com o delegado até o final da partida.

Parágrafo único: Será considerado legal para a LRF, a ficha de inscrição entregue até o dia 05/06/2012 as 18:00,   sendo que em hipótese nenhuma poderá o mesmo atleta estar inscrito por duas ou mais equipes, se isto ocorrer  o atleta ficará impedido de participar do campeonato de 2012, salvo se uma ou mais  equipes liberar o atleta por escrito, para atuar em outra equipe, sendo que caso atleta estiver inscrito em mais de uma equipe e não haver liberação, será observada a assinatura do atleta, sendo que se houver assinatura sendo comprovadamente de próprio punho o atleta será eliminado da competição.

Art. 17º Cada equipe poderá ter no seu banco de reservas todos os atletas inscritos devidamente uniformizados e sentados, o técnico poderá fazer no máximo 07 (Sete) substituições incluindo o goleiro. Alem dos atletas poderão ficar no banco o Técnico, Massagista e um Dirigente.

Art. 18º Não poderão participar da competição em nenhuma hipótese, atletas com registro profissional, cabendo a equipe que o atleta pertencer fazer a devida reversão, e somente 30 dias após a reversão, é que o atleta terá condições de jogo. Poderão participar atletas amadores filiados a outras ligas amadoras do Estado de Santa Catarina ou outra liga de outra federação estadual, a inclusão de atleta irregular será de responsabilidade da equipe, e tal infração será punida, com a perda dos pontos da equipe infratora em favor do adversário daquela partida, bem como serão aplicadas  as sanções do CBJD (Código brasileiro de Justiça Desportiva).    

Parágrafo 1º: Cada equipe poderá inscrever até 23 (Vinte e três) atletas, no campeonato de 2012, podendo deixar até 5 (Cinco) vagas em aberto ou substituir 5 (Cinco) atletas até as 18 (Dezoito) horas de 4º feira, após o encerramento da 1ª fase, ficando vedada a inscrição de atletas das equipes desclassificadas. 

Capitulo VI

Do mando de campo e inicio do jogo.

Art. 19º Caberá ao clube mandatário tomar todas as providencias necessárias para a realização do jogo, como, sinalização do campo de jogo, colocação de redes (em condições), providenciar no mínimo 03 (Três) bolas oficiais em condições, gandulas, bandeiras de canto (1,50 m de altura), maca e maqueiros, é necessário ter vestiários com chuveiro com água quente para os visitantes e trio de arbitragem, sendo que caberá ao árbitro designado para a partida a avaliação das condições do jogo.


Parágrafo Primeiro: Em caso de semelhança de uniformes caberá à equipe visitante a troca do mesmo, para não causar prejuízo à equipe mandatária no que se refere a patrocinadores e colaboradores. 

Parágrafo Segundo – Para o campeonato de 2012, a equipe, mandatária, deverá providenciar local adequado e coberto para as emissoras de radio fazerem seu trabalho de narração e comentário dos jogos.

Parágrafo Terceiro – Para o campeonato de 2012, para os jogos das semifinais e finais, a diretoria da Liga Riosulense de futebol, poderá vetar o(s) estádio(s) caso julgar necessário.

Parágrafo Quarto – A Equipe que vier a perder o mando de campo, pela Comissão Disciplinar ou por Ato Administrativo, poderá indicar outro estádio, até as 18:00 hs da terça feira que antecede a rodada, que deverá ser aprovado pela Liga, em não o fazendo a Liga Riosulense de Futebol designará o local da partida. O novo local deverá ser fora do município em que estiver sediada a equipe que perdeu o mando de campo.


Art. 20º O inicio dos jogos deverá ser rigorosamente respeitado pelas equipes, transcorrido este tempo apenas o árbitro do jogo avaliará as causas do atraso e poderá autorizar mais 15 minutos para dar inicio ou suspender a partida.

Parágrafo Primeiro: O inicio dos jogos será ás 15:00 (Quinze horas), podendo ser antecipado o horário do  jogo final.

Parágrafo Segundo: Se no transcorrer da partida houver a paralisação da mesma por motivo de força maior, o arbitro poderá esperar até o máximo de 30 (Trinta) minutos para reinicia-la, ou suspende-la.

Parágrafo Terceiro: Por ser uma competição patrocinada pela SDR, logo,  vinculada ao Estado de Santa Catarina, antes do inicio de cada partida os atletas deverão estar perfilados e a equipe mandatária deverá fazer tocar, 1ª parte do  Hino Nacional brasileiro,  exceto para a partida final, que será executado sob responsabilidade da Liga Riosulense de Futebol.  

Art. 21º 15 (Quinze) minutos antes do inicio da partida, deverão as equipes entregar ao delegado a relação de atletas que irão participar da partida, com a respectiva numeração, devendo a relação conter o nome legível e assinatura do técnico ou dirigente, responsável pela equipe, bem como o respectivo documento de identificação dos atletas, após o delegado da partida receber a ficha dos atletas relacionados, não poderá ser acrescido ou retirado nenhum atleta da relação.

Capitulo VII

Da segurança.

Art. 22º Caberá à equipe mandatária dar todas as condições de segurança, tanto da sua  equipe, equipe visitante, torcedores e equipe de arbitragem, sendo que caberá ao árbitro a palavra final sobre essas condições.

Parágrafo Primeiro: Todos os locais dos jogos deverão ter alambrados e ter  condições  totais de  segurança.

Parágrafo  Segundo: Não será permitida a venda de bebida em litro, garrafa de vidro, ou em copos de vidro, antes do termino da partida, sendo o delegado responsável em fazer cumprir esta determinação.

Art. 23º Durante a realização dos jogos será permitida a presença dentro do campo, de pessoas devidamente credenciadas como atletas, o técnico, massagista e dirigente deverão também apresentar documento de identificação ao delegado da partida. Também poderão permanecer no local apropriado os profissionais da imprensa e o policiamento. Os demais deverão permanecer no lado de fora do alambrado, cabendo ao Delegado ou ao Arbitro da partida a permissão para permanência de pessoas não credenciadas para o jogo.

Art. 24º Será de responsabilidade da equipe mandatária a solicitação do policiamento, (no mínimo 2 (dois) policiais, que deverão permanecer no lado de dentro do alambrado para dar total segurança a arbitragem. Nenhuma partida poderá iniciar sem a presença do policiamento, sendo que nas semifinais e finais o numero de efetivo deverá ser maior.

Paragrafo Único – Caso em alguma partida, e após o mandante ter enviado requerimento para a Policia Militar solicitando policiamento, e esta estar impossibilitada de destacar efetivo, o mandante poderá contratar segurança privada,  arcando com o custo, sendo esta segurança formada de no mínimo 4 elementos e estar sediada fora do município onde será realizada a partida.

Art. 25º Todo e qualquer tumulto envolvendo a arbitragem será de responsabilidade da equipe causadora, mesmo que a mesma seja visitante.

Art. 26º Cada equipe deixará em poder da Liga Riosulense de Futebol um cheque, denominado cheque de segurança, no valor de R$ 1.000,00 (Mil reais), que será devolvido as equipes  se não houver nenhum incidente. O cheque será apresentado ao banco se a equipe cometer uma das seguintes infrações:

► Desistência da competição
► Agressão física à equipe de arbitragem e delegado,  por atletas ou dirigentes atuando no seu domicilio ou não.
► WO em alguma partida. (50% do valor para a equipe prejudicada e 50% para a LRF).
► Quando utilizar uniforme sem a devida logomarca da empresa patrocinadora,   revertendo o valor para a referida empresa.
► Posto o cheque em cobrança, pelos motivos acima, e o mesmo receber contra ordem ou não estiver apto para compensação, a equipe ficará impedida de continuar na competição, se fizer o pagamento em espécie, até as 12:00 (DOZE) horas da sexta feira da semana do impedimento poderá continuar na competição, caso contrario será automaticamente eliminada da competição, e submetida ao julgamento na Comissão Disciplinar Da Liga Riosulense de Futebol.

Capitulo VIII

Da arbitragem

Art. 27º Toda a arbitragem do Campeonato da Liga Riosulense VII Taça SDR/ 2012, será exclusivamente de responsabilidade da LRF (Liga Riosulense de Futebol), que receberão ajuda de custo por parte da LRF.

Parágrafo Unico: A LRF, através do seu departamento de arbitragem não aceitará em hipótese nenhuma a indicação ou veto a qualquer um dos seus árbitros e assistentes, cabendo a escalação ou não ao seu Departamento de árbitros. 

Capitulo IX

Da Disciplina e Julgamento.

Art. 28º Todo e qualquer ato de indisciplina e irregularidade será devidamente julgado pela Comissão Disciplinar da Liga Riosulense de Futebol, que julgará segundo as normas deste regulamento, aplicando no que couber o CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), e das decisões da Comissão Disciplinar não caberá recurso.

Parágrafo Primeiro: Caberá ao procurador após receber a sumula da partida fazer as denúncias e remeter á Comissão Disciplinar da LRF. Se os relatórios do arbitro e delegado forem confusos e incompreensíveis, o mesmo não oferecerá denúncia. 

Parágrafo Segundo: O procurador entendendo que a expulsão do atleta do campo de jogo, deu-se por conseqüência do 2º cartão amarelo ou mesmo vermelho direto e  que pela descrição do arbitro o atleta expulso saiu do campo de jogo de maneira cordial e disciplinada, poderá não denuncia-lo, e o mesmo cumprirá a suspensão automática. 

Parágrafo Terceiro:  A nenhuma equipe será permitido entrar na Justiça Comum, se este fato ocorrer, a equipe será eliminada automaticamente da competição, e ficará a disposição da Justiça Desportiva da Federação Catarinense de Futebol.

Parágrafo Quarto: A equipe que desejar impugnar qualquer partida, deverá fazê-lo até 24 (vinte e quatro)  horas úteis após a realização da mesma, mediante requerimento, protocolado na Secretaria da LRF, com o pagamento de uma taxa de R$ 622,00 (Seiscentos e vinte e dois reais),  em moeda corrente, devendo no requerimento apresentar as razões do pedido de impugnação.

Parágrafo Quinto: A equipe que desejar que conste no processo a ser julgado, documentos seus, sobre os acontecimentos da partida, deverão protocola-los junto a LRF, até 48 (Quarenta e oito) horas após o termino da mesma, sendo que tais documentos serão apreciados pelo Procurador e pela comissão disciplinar.
Parágrafo Sexto: O Presidente da Liga Riosulense de Futebol, poderá baixar atos administrativos, suspendendo Atletas e dirigentes, aplicar a perda do mando de campo, antes do julgamento pela Comissão Disciplinar, sempre levando em consideração, a disciplina, esportividade  e a segurança do evento seguinte a dos fatos que originaram a expedição do Ato Administrativo.


Capitulo X

Das disposições gerais e finais.

Art. 29º - A imprensa terá acesso livre ao campo de jogo, antes, no intervalo e final das partidas, exceto nas partidas em que houver necessidade a disputa dos penaltes, neste caso poderá fazer as devidas entrevistas e fotos no lado de fora do campo de jogo, sem prejuízo ao artigo 23 deste regulamento.

Art. 30º Caberá a cada equipe participante a responsabilidade de todos os atletas e dirigentes, com a saúde e bem estar dos mesmos, isentando a LRF e a SDR, caso ocorra algum incidente com seus atletas.

Art. 31º Todas as despesas de transporte, hospedagem, alimentação e outras decorrentes da participação serão de responsabilidade das equipes participantes.

Art. 32º  Caberá à equipe mandatária, providenciar no intervalo da partida, água para o Trio de árbitros, delegado e policiais.

Art. 33º A equipe que provocar o WO será considerada perdedora por 3 a 0, conforme regulamento geral da CBF, além de estar sujeita as punições deste regulamento e da Comissão Disciplinar da Liga Riosulense de Futebol, e CBJD no que couber.

Art. 34º - Para a partida Final do Campeonato, a equipe mandatária deverá providenciar, algumas acomodações especiais, para as Autoridades Governamentais, SDR e LRF.

Art. 35º A LRF (Liga Riosulense de Futebol) se for o caso expedirá as devidas resoluções para o bom e fiel cumprimento do presente regulamento.

Art. 36º Os casos omissos e as dúvidas oriundas da interpretação deste regulamento serão esclarecidos pela Diretoria da LRF.

Art. 37º  Este regulamento foi redigido e aprovado pelo Conselho Técnico da LRF (Liga Riosulense de Futebol) e os clubes presentes, homologado nesta data, disponibilizado no site da LRF,  ficando revogadas as disposições contrárias.

Rio do Sul, SC, 11 de Maio de 2012.
Presidente da LRF, Diretor Técnico e Clubes.



Nenhum comentário: