sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Atletismo do Jasc de olho no futuro

A competição de atletismo do cinqüentenário dos Jogos Abertos de Santa Catarina inicia na manhã desta sexta-feira (10), na Pista e Campo Atlético do SESI, em Brusque, com a participação de 500 atletas de 34 municípios. 

 

O congresso técnico foi realizado na tarde de ontem, no Auditório do Senac, coordenado pelo diretor técnico da Federação Catarinense de Atletismo, Deraldo Oppa, definiu os horários, as alturas iniciais das provas, além de outros detalhes técnicos.

 

Na explanação Deraldo, que está preparando um livro com a história do atletismo nos Jasc, nomeou vários medalhistas que hoje são técnicos da modalidade. Ele também destacou José Maria Nunes, o atleta masculino com o maior número de medalhas de ouro do Jasc e a riossulense Margit Weise, recordista do Jasc com 89 medalhas de ouro.  

  

A competição será realizada em seis etapas (três dias). Ao todo a modalidade vai distribuir 44 medalhas e as primeiras destes Jasc serão nas provas de salto em altura masculino e lançamento do martelo feminino, programadas para o início da manhã.

 

O atletismo catarinense passa por uma boa fase e pode revelar atletas com potencial de representar o Brasil em competições internacionais, principalmente na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

 

Umas das promesas é o riossulense Luis Henrique Schneider, 21 anos, atual recordista do Jasc e que mantém a melhor marca de todos os tempos, 51m36cm no lançamento do disco de dois kg. No mês passado em São Paulo ele fez a marca de 16m97cm e tornou-se o recordista do Campeonato Brasileiro sub 23 do arremesso de peso. Luis Henrique vem a Brusque em busca da terceira medalha de ouro, consecutiva, no lançamento do disco e da segunda no arremesso de peso.

 

O técnico de Rio do Sul, Jebertos Luis Firmino, lamentou a ausência de outro atleta, Felipe Lorenzon, de 17 anos, que por força de regulamento (peso para a idade é menor) não pode participar de provas de arremesso e lançamentos. Ele é recordista sul americano e brasileiro de menores. Em 2007 foi eleito pelo COB, na Olimpíada Escolar Brasileira, em Poços de Caldas, como o melhor atleta do Brasil, entre todas as modalidades da competição. Jeberton arrisca afirmar que existe 90% de possibilidades de um de seus atletas fazer parte da Seleção Brasileira na Olimpíada do Rio de Janeiro.

 

Texto de Álvaro Roberge - Fesporte

Nenhum comentário: