terça-feira, 1 de março de 2011

ME garante apoio ao Mundial de Handebol Feminino

O Ministério do Esporte assegurou nesta segunda-feira (28) apoio financeiro à realização, em dezembro, em Santa Catarina e no Paraná, do Campeonato Mundial de Handebol Feminino. A garantia foi dada ao presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, por Marco Aurélio Klein, diretor da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, em encontro realizado pela manhã, em Brasília.

Pecos participou da reunião acompanhado pelo presidente da Paraná Esportes, Evandro Rogério Roman, e por Rinaldo Feitosa, representante da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). O valor do repasse não foi definido, mas o ministério já decidiu que vai designar um técnico para acompanhar todo o projeto do campeonato. No Ministério do Esporte, o grupo também pediu apoio para garantir infraestrutura necessária para abrigar a competição, que reunirá as 24 melhores equipes femininas do mundo na modalidade.

À tarde, Pecos manteve reuniões no Ministério do Turismo, na Embratur e no Ministério das Cidades, onde foi recebido pelo ex-presidente da Fesporte, Pedro Bastos, atual diretor do departamento de Apoio à Gestão Municipal e Territorial do ministério. "Foram reuniões proveitosas, que serviram para oficializar o evento junto ao governo federal, apresentar o projeto inicial e solicitar verbas necessárias para a realização do campeonato", destacou o dirigente da Fesporte.

Primeira vistoria será no final do mês de março

O Mundial de Handebol será transmitido a mais de 100 países, e não haverá cobrança de ingresso para assistir às disputas nos ginásios. As 24 seleções serão divididas em quatro chaves, uma no Paraná e três em Santa Catarina. Na fase inicial, a Seleção Brasileira vai jogar no Estado vizinho. Depois, passará a atuar em Santa Catarina. A expectativa é que a equipe fique, pelo menos, entre as quatro melhores da competição. O jogo de abertura será no Paraná, provavelmente em Curitiba, entre Brasil e uma seleção ainda a ser sorteada. A final do campeonato deverá ser em Jaraguá do Sul, que hoje tem a arena com maior capacidade no Estado.

A primeira inspeção de representantes da Federação Internacional de Handebol está marcada para o período de 25 a 28 de março; a segunda será no mês de junho; e no dia 2 de julho ocorrerá o sorteio de grupos do campeonato. A atual campeã mundial é a Rússia, título conquistado em 2009, na China.

Texto de Eduardo Correia – Assessoria Fesporte

Nenhum comentário: