terça-feira, 17 de maio de 2011

12 clubes em 2012: a possibilidade existe...

... mas não vai ser assim fácil, tampouco do jeito que o Concórdia quer.

Aproveitei a ida à festa do Top da Bola para buscar mais informações sobre notícia publicada no site da Rádio Rural de Concórdia, de que a adição de mais dois clubes ao Campeonato Catarinense teria sido aceita pela Associação e FCF.

Vamos aos fatos. Primeiro é bom dizer que o presidente do Concórdia, Emerson Lorenzetti, não vem medindo esforços para manter sua equipe na primeira divisão. Vem conversando com dirigentes de clubes, com a Federação, e até com representantes políticos da região oeste. E acredito que só pelo fato de ele ter conseguido levantar o assunto na reunião de clubes já é um grande feito.

Pois na reunião que aconteceu na tarde desta segunda, o CAC fez uma grande explanação, e o pedido foi realmente aceito pelos clubes, que aceitaram um Campeonato Catarinense com doze times a partir do ano que vem. Só que aí entrou a FCF no circuito: presente à reunião, o diretor jurídico Rodrigo Capella foi enfático em não aceitar a adoção de 12 clubes sem o rebaixamento de Imbituba e Concórdia. Segundo ele, a Federação precisa respeitar o estatuto do torcedor e obedecer critérios técnicos, ou seja: ou sobem mais dois times da Divisão Especial, ou não sobe ninguém. Manter os dois times rebaixados, nem pensar.

Emerson Lorenzetti declarou que os departamentos jurídicos de Concórdia e Imbituba estão buscando, juridicamente, algum entendimento que torne legal a intenção das equipes em permanecer na elite. Olhando sob o rigor da lei, o entendimento do departamento jurídico da FCF é o correto, já que o estatuto prega de forma clara que acesso e descenso devem obedecer critérios técnicos. Mas quando falamos em justiça, surpresas podem acontecer.

 Mas a resposta positiva dos clubes dá o sinal de que poderemos sim ter um campeonato com doze equipes no próximo ano. Apesar de complicada na sua concepção, há sim uma possibilidade real de vir a acontecer. Aguardemos os próximos capítulos.

Texto de Rodrigo Santos - http://www.blogdorodrigo.org/

Nenhum comentário: