sexta-feira, 3 de junho de 2011

Emoção marca a abertura dos 7º Parajasc

Foto: Fesporte
A emoção tomou conta dos para-atletas e desportistas que acompanharam a cerimônia de abertura da 7ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), nesta quinta-feira (2), em São Miguel do Oeste. A apresentação das delegações dos 64 municípios participantes abriu o evento, que também teve a chegada ao local do Miguelzinho, mascote Parajasc, muito aplaudido por cerca de 3 mil pessoas.

A promoção dos Parajasc é da Fesporte, com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e da prefeitura local. Depois da execução do hino nacional, pela Banda Municipal de São Miguel do Oeste, e interpretado pela professora de canto Celi Silva, todos acompanharam o hino de Santa Catarina, executado pela Oficina de Canto da Secretaria de Cultura do município-sede.

O pronunciamento das autoridades começou com o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, representando o secretário da Cultura, Esporte e Turismo, Cesar Souza Junior. “A Fesporte tem orgulho de receber os competidores, as delegações e os familiares e de promover o maior evento de inclusão paradesportivo do Estado. O envolvimento de aproximadamente 2.250 para-atletas representa a saúde e o bem-estar em alta, caracterizando uma grande confraternização esportiva”, destacou Pecos.

Já o prefeito de São Miguel do Oeste, Nélson Foz da Silva, depois de saudar as autoridades presentes, disse que o município se sente orgulhoso por receber pessoas tão especiais, que podem ser exemplo para toda a comunidade. “Recebemos todos de coração aberto, com muito respeito e hospitalidade”, afirmou.


Foto: Fesporte
Na sequência, representando o governador do Estado Raimundo Colombo, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, destacou o quanto é importante para o governo de Santa Catarina organizar evento de tamanha grandeza. “As pessoas com deficiência, muito mais do que ajuda, precisam de oportunidades e o governo do Estado, por intermédio da Fesporte, está oferecendo isto.”

Na cerimônia foram homenageados quatro paraatletas da cidade anfitriã. Pela dedicação e forma como defendem o município durante as competições, foram condecorados Joedson Alex Demari, do segmento deficiente físico (D.F.) andante, na modalidade bocha; Michel Platini Dilli, deficiente intelectual (D.I.), do atletismo; Heron Rodrigues da Silva e Arthur Assmann Anzolin, ambos do segmento deficiente auditivo (D. A.), do futsal. Um espetáculo pirotécnico precedeu o acendimento da tocha olímpica, sob aplausos intensos.

Disputas de cinco modalidades começam nesta sexta-feira

O atleta Danilo Tonet, 63 anos, da equipe de bocha D. F. andante, de São Miguel do Oeste, fez o juramento do atleta. Vítima de acidente de trânsito, em 1994, passou por 15 cirurgias, disputou três edições dos Parajasc, e já obteve três medalhas: prata individual, em 2005, prata em duplas, em 2009, e ouro no ano passado. No encerramento da cerimônia, Pecos deu as boas-vindas a todos os desportistas presentes e uma confraternização entre os atletas fechou o espetáculo.


A partir desta sexta-feira (3), as atenções se voltam para as competições do Parajasc, evento que se prolonga até o próximo dia 8 com a participação de mais de 2,2 mil atletas em 10 modalidades. As disputas começam a partir das 9h nas modalidades de atletismo, basquete, bocha, futsal e tênis de mesa.

Prestigiaram o evento o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Joceli de Souza; o presidente do Conselho estadual de Esportes, Sérgio Vieira Galdino; o presidente do TJD da Fesporte, Robson Luiz Vieira, além de deputados estaduais, prefeitos, vereaores e representantes das Polícias Civil e Militar e do Exército.

Boletim 001 – Para acessar o material clique aqui.

Texto de Eduardo Correia e Geraldo de Cesaro - Fesporte

Nenhum comentário: