quarta-feira, 15 de junho de 2011

Jasc, Olesc e Joguinhos atraem 35 mil atletas

Os Jogos Abertos (Jasc), os Joguinhos e a Olimpíada Escolar (Olesc), as três competições anuais de rendimento promovidas pela Fesporte confirmam, mais uma vez, seus elevados índices de adesão por municípios. Após o encerramento do prazo, a Gerência de Esporte de Rendimento (Geren) constatou a média de 216 municípios inscritos em cada uma das competições. A estimativa é a de que, juntas, elas possam movimentar mais de 35 mil atletas.

Os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), principal competição do calendário anual da Fesporte terá oficialmente, em todas as fases (micro, regional e estadual), a participação de 215 cidades com o envolvimento de aproximadamente 13 mil atletas. A competição campeã em número de municípios inscritos é a Olimpíada Escolar de Santa Catarina (Olesc). Levantamento da Geren aponta para 225 cidades participantes. Em 2010, o número de atletas na Olesc alcançou a marca de 11 mil.

Já os Joguinhos Abertos de Santa Catarina terá a participação de 209 municípios com a estimativa de participação, em todas as fases, de aproximadamente 11 mil atletas. Oficialmente, o número de atletas destas competições será conhecido apenas em meados de julho quando se encerra o prazo de inscrições.

 Em relação aos Jogos Abertos, a novidade na versão 2011 será a realização de uma seletiva regional para definir os classificados para a disputa da etapa estadual nas modalidades de judô, karatê, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de duplas e xadrez.  Também é o caso do atletismo que vai apontar seus classificados após a disputa do Troféu Governador, previsto para setembro.

Conforme Maurício Scharf, responsável pelo programa de cadastramento da Geren, o indicativo do número de municípios participantes serve de parâmetro de organização das competições. “Já temos uma base. Agora nos concentramos na elaboração do caderno de execução e montagem das três etapas de cada evento para posterior envio aos nossos integradores esportivos das regiões que sediarão as disputas”, comentou Scharf. 

Pelo calendário da Fesporte, o ciclo das competições de rendimento terá início no dia 20 de agosto com a disputa dos Joguinhos na cidade de Caçador. A Olesc está prevista para o período de 25 de outubro a 1º de novembro, em Chapecó. De 10 a 20 de novembro as atenções estarão voltadas os Jogos Abertos, em Criciúma.

Texto de Júlio Castro – Assessoria Fesporte

Nenhum comentário: