quarta-feira, 15 de junho de 2011

[Salete] Uma escola para formar cidadãos

Implantado em parceria com a Prefeitura de Salete em janeiro de 2011 o Centro de Formação de Atletas Murilo Saad desenvolve os trabalhos no Ginásio Municipal Roberto Schreiber. No início apenas 20 crianças participavam dos treinos. Com o intuito de formar cidadãos a escolinha ganhou destaque e hoje soma mais de 80 atletas de 6 a 17 anos.

Dois professores, Alexandre Tenfen e Jonas André Felizari aplicam a metodologia de ensino para as crianças. “Educação, respeito, humildade e tirar a criança da exclusão social aplicando a ela uma disciplina são fundamentos que destacamos”, comenta Jonas. De segunda a sexta-feira das 17h às 19h e aos sábados de manhã, eles realizam os treinos para atletas em quatro categorias: sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15.

Antes de cada atividade o alongamento é imprescindível: “O aquecimento dos atletas serve para evitar possíveis distensões”, relata Jonas. Quando a bola começa a rolar a partida é constantemente paralisada pelo professor para ensaiar jogadas, marcação e posicionamento. Ao término do jogo, todos os atletas se cumprimentam em forma de respeito.

O professor comenta que no início os treinos eram tumultuados, mas com a metodologia de ensino aplicado com as crianças os trabalhos passaram a ser marcados pela ética e respeito. “Além disso, um dos diferenciais da escolinha foi a aproximação dos pais, que acompanham os filhos na prática esportiva”, afirmou.

Não existe discriminação para ingressar no Centro de Formação, porém o atleta deve cumprir com os princípios de respeito. A escolinha cobra uma taxa de manutenção, para compra de bolas de futsal, coletes e materiais para os treinos. A primeira competição das crianças será na Copa Eletrobrás de Futsal.

Para quem não conhece, Murilo Saad é atleta da Krona futsal e jogador de Seleção Brasileira. A sede do Centro de Formação fica em Joinville e é comandada pelo amigo Herick Pereira, professor e ex-jogador profissional. A ideia é formar cidadãos, mas jogadores com potencialidade são levados a participar de competições pela escolinha principal.

Texto e fotos de Odair José Ferreira - PMS

Nenhum comentário: