quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Fesporte e dirigentes de SC avaliam os Joguinhos

O presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, reuniu-se nesta quinta-feira (25) com dirigentes esportivos dos municípios que participam da 24ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em Caçador. Durante a reunião no plenário da Câmara de Vereadores de Caçador, que serve como Comissão Central Organizadora (CCO) dos Joguinhos, Pecos falou sobre a parte organizacional do evento, ouviu sugestões e disse que é necessária a divulgação mais sistemática das ações esportivas realizadas pelos participantes.

Pecos lembrou aos dirigentes que um evento como os Joguinhos Abertos envolve diretamente, na fase estadual, 4.358 pessoas sendo cerca de 4 mil atletas, técnicos e dirigentes; 282 árbitros, 15 integrantes do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e 22 do Conselho Estadual de Esporte, além de 61 profissionais da Fesporte na organização do evento. Além desses números, 371 integrantes da prefeitura de Caçador também colaboram com a realização dos Joguinhos.

O presidente da Fesporte destacou ainda que, desde as fases microrregionais, passando pelos regionais e estaduais, os Joguinhos contemplam 10.337 atletas e contam com a participação de 205 municípios - 84 deles na fase estadual, em Caçador. “Precisamos vender o esporte com números”, disse Pecos para complementar: “Só assim fomentamos nosso discurso na hora de conseguir apoio e patrocínios”, ressaltou.

Ele lembrou que, nos mais de 400 eventos esportivos organizados pela Fesporte anualmente, a entidade atinge cerca de 500 mil pessoas, envolvendo as ações ocorrem nas fases micro, regionais e estaduais. São investidos cerca R$ 15 milhões para nas organizações esportivas para atender 500 mil pessoas, o que corresponde a R$ 30 por pessoa. “Só o esporte não vai resolver os problemas da sociedade, mas eu sempre acredito no lema: ‘Mais esporte, menos problemas sociais’”, disse Pecos.

Muitos dirigentes se manifestaram. A maioria para pedir ajustes de infraestrutura nos eventos esportivos. Outros elogiaram a parceria entre a Fesporte e municípios. Renato Valvassori, presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, acha que encontros dessa natureza são importantes, principalmente para os pequenos municípios que muitas vezes não são vistos.

Altamir Montibeller, superintendente da FME de Camboriú concordou, acrescentando que “só assim podemos melhorar o esporte de Santa Catarina”. Já Leonardo Farias, secretário de esporte de Campos Novos, disse que esses encontros são importantes para que a Fesporte ouça os anseios dos pequenos municípios. “Além disso, serve para ficarmos ao par do que devemos fazer na realização de um evento esportivo”, observou.

Por Antonio Prado – Fesporte (Fotos: Divulgação)

Nenhum comentário: