quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Definida data de entrega da Comenda Esportiva

Está confirmado para o dia 6 de dezembro, à noite, no Teatro Pedro Ivo, localizado no Centro Administrativo do Estado, na SC-401, na Capital, a entrega da 18ª Comenda do Mérito Esportivo Catarinense. Cinco personalidades físicas jurídicas, aprovadas em plenária do Conselho Estadual de Esportes (CEE) receberão a homenagem.

Os novos comendadores do esporte catarinense são: Aloysio Soares de Oliveira, 83 anos; Gesélio Catalan, 57; Sebatião Iberes Lopes Melo, 59; Ingrid Rossel, 60; Dante Klaser, 60, e o Grêmio Esportivo Olímpico, de Blumenau, na condição de pessoa jurídica. Os homenageados receberão placas e medalhas bem como os certificados de homenagem durante sessão solene do Conselho Estadual de Esportes. 

  
A Comenda do Mérito Esportivo é conferida a desportistas e entidades que contribuíram para escrever a história do esporte catarinense. A honraria, criada em 1994, já foi conferida a quase uma centena de personalidades esportivas. A mesma homenagem atribuída às pessoas jurídicas foi instituída no ano 2000. Na oportunidade também serão anunciados os vencedores do Prêmio Gustavo Kuerten de Excelência Esportiva. "Este é um grande título, uma grande homenagem a nossos valorosos desportistas e apoiadores e a Fesporte participa com muita felicidade deste momento", destacou o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, membro nato do Conselho, como presidente da fundação, e homenageado com a Comenda no ano de 2003.

Já a Medalha do Mérito Esportivo, instituída através de Decreto Lei em 2004, será concedida pelo CEE a atletas e técnicos catarinenses que tenham obtido até a terceira colocação em competições internacionais representando o Estado e o Brasil. A Medalha do Mérito Esportivo de Santa Catarina também é conferida aos atletas responsáveis pela quebra de recordes internacionais em competições oficiais. 

Os novos comendadores

Aloysio Soares de Oliveira
Idade: 83 anos
Naturalidade: Florianópolis
Perfil: Bacharel em ciências contábeis, atleta amador de atletismo, basquete e remo. Foi presidente da Federação Atlética Catarinense durante 25 anos. Primeiro presidente da Federação Catarinense de Vôlei.

Dante Klaser
Idade: 60 anos

Naturalidade: Novo Hamburgo/RS
Perfil: Licenciado em Educação Física, atleta de voleibol até 1977, ex-treinador de vôlei, ex-funcionário da Fesporte (1991 a 2002) e atual presidente da Federação Catarinense de Vôlei (2004/2011).

Ingrid Rossel
Idade: 60 anos

Naturalidade: Rio de Janeiro/RJ
Perfil: Formada em Educação Física pela Furb (Blumenau), se consagrou como atleta de atletismo, além de ter participado de competições de iatismo, basquete, tênis de campo, voleibol, saltos ornamentais, natação e handebol.

Sebastião Iberes Lopes Melo
Idade: 59 anos

Naturalidade: Lages
Perfil: Doutor em ciência do movimento humano, foi ex-atleta de atletismo e remo. Participou de várias edições da corrida de São Silvestre, sendo que na de 1981 chegou em sexto lugar. Ex-técnico de basquetebol e presidente da Federação Catarinense de Handebol, atualmente é reitor da Udesc com mandato até 2012.

Gesélio Catalan
Idade: 57 anos

Naturalidade: Joaçaba
Perfil: Formado em Educação Física, com especialização em desporto escolar pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). Ex-atleta de futsal e atletismo, também atuou como preparador físico de equipes de vôlei (Chapecó) e coordena o projeto Atleta do Futuro (Sesi). Há 31 anos é funcionário da prefeitura de Chapecó.

Grêmio Esportivo Olímpico (Blumenau)
 Foi fundado em 14 de agosto de 1919. Campeão catarinense de futebol em 1949 e em 1964. O futebol existiu no clube até 1970, quando uma nova fase iniciou com a promoção de atividades esportivas, sendo o atletismo o carro chefe de suas ações. O mais expressivo título do Olímpico foi conquistado pelo atleta Paulo Zimmer, em 1976, ocasião que venceu a Corrida da Integração Nacional, corrida que precedeu a São Silvestre, em São Paulo.

Texto – Assessoria Fesporte

Nenhum comentário: