segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Chama dos 51º Jasc será acesa nesta sexta-feira

O governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e da Fesporte, e as prefeituras de Brusque e de Criciúma promovem nesta sexta-feira (7) o acendimento do fogo simbólico e da pira olímpica dos 51º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que ocorrerão de 10 a 20 de novembro, em Criciúma. A tradicional cerimônia será realizada a partir das 19h na Arena Brusque.

A cerimônia de acendimento do fogo simbólico é um ato inspirado na mitologia grega, onde surgiram os Jogos Olímpicos, e é realizada em Brusque porque foi neste município do Vale do Itajaí que ocorreu a primeira edição dos Jasc, criados em 1960 pelo empresário e desportista brusquense Arthur Schlösser.

A cerimônia de acendimento do fogo olímpico contará com a presença de integrantes da Comissão Central Organizadora (CCO) dos 51º Jasc e do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. A solenidade também terá a participação de Elisa Schlösser, filha de Arthur Schlösser, que receberá a tocha do fogo simbólico. A cerimônia é uma espécie de transição da chama dos Jasc da cidade de origem dos Jogos para o município-sede.

A tocha será transportada até Criciúma, onde no dia 8 (sábado) será acesa a pira olímpica dos 51º Jasc. Em Brusque, a pira permanecerá acesa até o encerramento dos Jogos. A solenidade é realizada anualmente em Brusque, nas semanas que antecedem os Jogos Abertos. “Esta é uma solenidade muito bonita e representa o início do processo de envolvimento do espírito olímpico nos Jogos Abertos de Santa Catarina”, comentou o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, que, como atleta, participou dos Jasc na década de 1970.

Os 51º Jasc são uma realização da Fesporte com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional e da prefeitura de Criciúma. Cerca de 7 mil atletas de mais de 80 municípios deverão estar em Criciúma de 10 a 20 de novembro. A cerimônia de abertura dos Jogos será no estádio Heriberto Hülse e está marcada para as 19h do dia 10. Atualmente estão em andamento, respectivamente nas cidades de Canoinhas, Joaçaba e Herval D’Oeste e em Sombrio, as etapas regionais classificatórias das regiões Leste-Norte, Centro-Oeste e Sul. No município de Xaxim já foi fase classificatória da região Oeste.

O congresso técnico dos 51º Jasc ocorrerá no dia 18 de outubro. Nesta data também se encerra o prazo para jornalistas que trabalharão no evento se credenciarem para fazer a cobertura. O cadastramento pode ser feito site da prefeitura de Criciúma (www.criciúma.sc.gov.br) ou via site da Fesporte (www.fesporte.sc.gov.br).

Por Eduardo Correia - Fesporte

Nenhum comentário: