sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Fogo dos JASC será aceso nesta sexta-feira em Brusque

A execução do Hino Nacional Brasileiro pelo coral da Unifebe, dirigido pelo maestro Sérgio Westrupp, dará início nesta sexta-feira, às 19h, na Arena Brusque, à cerimônia de acendimento do fogo simbólico dos Jogos Abertos de Santa Carina (JASC). No dia seguinte (8), pela manhã, o fogo estará instalado a 300 quilômetros de distância, no Parque das Nações, em Criciúma, que, de 10 a 20 de novembro, sediará a 51ª edição dos Jasc.

Na cerimônia em Brusque estarão presentes atletas, dirigentes esportivos e autoridades, entre elas os prefeitos de Brusque, Paulo Eccel, e de Criciúma, Clésio Salvaro, além do presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, que também participará no município de reunião do Conselho Estadual de Esportes (CEE) , que integra como membro nato.

O cerimonial do fogo simbólico será baseado na mitologia grega, já que foi na Grécia onde se iniciaram os Jogos Olímpicos no século 8 a.C. No cerimonial está prevista a entrega das bandeiras dos Jasc e do fogo simbólico às autoridades da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fesporte e aos prefeitos de Brusque e Criciúma.

Depois, jovens da Academia Somma farão o acendimento da tocha que será entregue a Elisa Schösser, filha de Arthur Schlösser, criador dos Jasc no ano de 1960, em Brusque, e em seguida começará o acendimento da pira olímpica com a participação das autoridades.

O encerramento da cerimônia está previsto para as 20h, quando terá início o translado, por carro, do fogo até Criciúma. A previsão dos organizadores é que o fogo simbólico chegue às 10h em solo criciumense. No trevo do Bairro Presidente Vargas, um grupo de 50 pessoas entre atletas, ex-atletas e dirigentes esportivas de Criciúma, fará o percurso do fogo até o Parque das Nações, onde ficará a pira olímpica. A recepção terá um cerimonial com participação da banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC).

No trajeto de dois quilômetros e meio até o parque, o fogo passará por mãos de atletas criciumenses, como Bruna Costa, mesatenista campeã brasileira e mundial paraolímpica, e Leonardo Schilkmann, nadador campeão da Olesc, além de ex-atletas como Constatino Zommer, ex-nadador que participou dos primeiros Jasc, em 1960. No Parque das Nações, a pira olímpica será acesa por atletas criciumenses. Em Brusque, a pira permanecerá acesa até o encerramento dos Jogos. A solenidade de acendimento do fogo é realizada anualmente em Brusque, nas semanas que antecedem os Jogos Abertos.

Os 51º Jasc são uma realização da Fesporte com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional e da prefeitura de Criciúma. Cerca de 7 mil atletas de mais de 80 municípios deverão estar em Criciúma de 10 a 20 de novembro. A cerimônia de abertura dos Jogos será no estádio Heriberto Hülse e está marcada para às 19h do dia 10. Nesta semana encerraram as etapas regionais classificatórias das regiões Leste-Norte, Centro-Oeste e Sul. No município de Xaxim já havia ocorrido a fase classificatória da região Oeste.

O congresso técnico dos 51º Jasc ocorrerá no dia 18 de outubro. Nesta data também se encerra o prazo para jornalistas que trabalharão no evento se credenciarem para fazer a cobertura. O cadastramento pode ser feito site da prefeitura de Criciúma (criciúma.sc.gov.br) ou via site da Fesporte (fesporte.sc.gov.br).

Por Antonio Prado – Fesporte

Nenhum comentário: