sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Jasc | Abertura resgata a história de Criciúma

O cerimonial de abertura da 51ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), na noite desta quinta-feira (dia 10), no Estádio Heriberto Hülse, foi marcado por show de fogos, homenagens, fortes emoções e uma aula de história sobre o município-sede. Antes mesmo de começar a cerimônia, o público se divertia com a tradicional ola surgida nos estádios de futebol.

Com a entrada de dezenas de esportistas carregando bandeiras brancas e formando um grande X, unindo os quatro cantos do campo, fazendo evoluções, ficou cada vez mais atrativo o cerimonial, conduzido pelo criciumense Celso Freitas, apresentador da Rede Record, que chamou as delegações dos 74 municípios que participam do evento para o desfile no gramado.

A última a desfilar foi a delegação de Criciúma, para o delírio de cerca de 10 mil pessoas que estavam no estádio. Junto com os atletas do município-sede, entraram no gramado para serem homenageados cerca de 50 ex-atletas de Criciúma. Entre eles, Constantino Zomer, participante da primeira edição dos Jasc realizada em Criciúma, em 1974, dando uma conotação especial à abertura da maior competição esportiva do Estado.

O presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Renato Valvassori, carregou abandeira do município, que vive o orgulho de competir nestes Jasc com dois atletas olímpicos que conquistaram medalha de ouro, ambos na modalidade de atletismo, no recente Pan-Americano disputado em Guadalajara, no México. Bruno Lins, ouro na prova de revezamento 4 x 100 metros; e Ana Cláudia Lemos, que ganhou medalha de ouro nos 200 metros e no revezamento 4 x 100 metros.

Na sequência, o ídolo catarinense Gustavo Kuerten, maior tenista brasileiro de todos os tempos, foi homenageado. Guga participou de Jogos Abertos e das quadras catarinenses surgiu para conquistar o mundo. Ganhou torneios na França, Alemanha, Espanha, Chile, Itália, Estados Unidos e Austrália, entre outros países.

Guga é o 11º melhor tenista da história em número de semanas como número 1 do mundo. Foi tricampeão em Roland Garros, em 1997, 2000 e 2001. A homenagem do governo do Estado e do município foi entregue pelo promissor tenista de Criciúma, Arthur Casagrande Bosqueto, que participa de projeto comunitário de tênis, joga há um ano e meio e foi escolhido para a homenagem por se destacar entre a garotada. O sonho dele é ser tenista profissional. O governador do Estado, Raimundo Colombo, entregou um troféu a Guga por tudo o que ele representa para Santa Catarina.

O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Flávio Spilere, saudou as autoridades, agradeceu a todos que apoiaram e colaboraram na organização dos Jasc. “Nós desejamos a todos que sejam bem-vındos. Sonhamos em fazer deste um espetáculo ınesquecível.” O secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, César Souza Júnior, afirmou que “o Guga nos honra muito com a sua presença e com seu exemplo para todos esses jovens”, e, entusiasmado, afirmou ter certeza que esta será a maior edição da história dos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Já o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, pediu uma salva de palmas para Guga, por tudo o que ele representa. “Nossa cidade apaixona, é formada por gente que tem alma, agregações para o desenvolvimento e se prepara para as futuras gerações. Os envolvidos nestes Jogos Abertos são vencedores e todos merecem uma salva depalmas”, bradou, sob os aplausos do público.

Apresentação no gramado, palco de grande emoções

A abertura teve como tema a história de Criciúma. A maior cidade do Sul de Santa Catarina, com 190 mil habitantes. A história do município passou a ser demonstrada no gramado. Houve uma apresentação audiovisual em um telão de 50 metros por 50 metros, contando a trajetória do desenvolvimento do município. Paralelamente, crianças faziam a coreografia.

Cerca de mil estudantes de colégios das redes municipal, estadual e particular participaram dos movimentos. No início, entraram os índios, primeiros habitantes da região. Bonecos de dois metros de altura foram usados para representar os imigrantes que povoaram Criciúma: alemães, poloneses, portugueses, negros, espanhóis e árabes.

O fogo simbólico invadiu o estádio Heriberto Hülse, carregado por três atletas da delegação de Criciúma: Valdir Abel, do tiro ao prato; Leonardo Schilling, da natação; e Bruna Costa Alexandre, do tênis de mesa. Na volta pelo gramado, os três pararam em três momentos para saudar autoridades, público e atletas. O acendimento da pira foi um dos grandes momentos da noite, com o “caminho” da chama até chegar ao local onde ela ficará acesa até o fim desta edição dos Jasc, no próximo dia 19.

O governador do Estado, Raimundo Colombo; junto com o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, e de Guga Kuerten, declarou aberta a 51ª edição dos Jasc. A cerimônia durou uma hora e meia e foi concluída com um show de fogos de artifício durante mais de cinco minutos. Logo após o término do show pirotécnico, entrou em cena o sambista Jorge Aragão para uma apresentação histórica em Criciúma.

Por 10 dias, aproximadamente 5,2 mil atletas de 74 municípios disputarão o troféu de campeão em 26 modalidades. O hipismo contará como esporte provisório. Já o tênis feminino estará fora do quadro de pontuação porque não apresentou número mínimo de equipes.

Os Jogos Abertos de Santa Catarina são uma realização da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e apoio da prefeitura de Criciúma e das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).

Com informações de Geraldo de Cesaro - Fesporte

Nenhum comentário: