segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Riossulenses voltam após participação em Mundial

Mateus, Lucas e Julio colaboraram com boa campanha do Brasil
Os atletas Mateus Ouriques, 16, e Lucas Valiti, 17, e o treinador, Julio César Nasario, 32, já retornaram para Rio do Sul após representarem o Brasil no Campeonato Mundial de Bocha Zerbin. A competição, que contou com a participação de 17 países, ocorreu entre 28 de outubro e 1 de novembro, em Saint Vulbas, na França.

Apesar das dificuldades na adaptação ao jogo, que é diferente do praticado na região, e também ao material utilizado, a delegação brasileira voltou para casa com o nono lugar na bagagem. O resultado foi um somatório das duas categorias: Sub-18 e Sub-23.

A próxima edição do torneio já está marcada para ocorrer entre 22 e 29 de setembro de 2012, também na França. Para essa disputa, os três riossulenses já estão pré-convocados para representarem novamente o Brasil.

Bocha Zerbin:

Oficialmente, existem em todo mundo quatro modalidades de Bocha. Uma delas é a Zerbin. Apesar de não ser praticada no Brasil, este tipo de jogo foi adotado pela Federação Internacional como referência para as competições internacionais. Além disso, a entidade vê nesta padronização uma possibilidade para tornar a disputa Olímpica.

Ginásio francês só para a prática da Bocha Zerbin
Na Bocha Zerbin os atletas não podem utilizar a famosa tabela. A cancha não tem paredes laterais e é delimitada apenas por linhas. Se a bola passar o perímetro é considerada como queimada. No torneio Mundial, as duas categorias foram divididas em três disputas para se chegar no resultado final:

Sub-18: Tiro de precisão, tiro progressivo e tiro progressivo em duplas.
Sub-23: Individual, dupla e combinado.

Lucas e Mateus querem cursar Educação Física

Motivados com a participação no torneio Internacional, os riossulenses já pensam no futuro. Segundo o professor da Unidavi, Julio Nasario, os dois pretendem cursar Educação Física a partir de 2012: “Os dois já estão prontos para fazer a inscrição. Ambos querem seguir na prática do esporte e da modalidade”, afirmou.

Entrevista (áudio):

Abaixo você confere um bate-papo com Julio César Nasario:

Se não conseguir visualizar o player clique aqui.

Nenhum comentário: