quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Show e homenagens vão marcar abertura dos Jasc

Todas as atenções desta quinta-feira (dia 10), em Criciúma, no Sul do Estado, estão voltadas para a abertura oficial da 51ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Como as primeiras disputas só começam nesta sexta-feira (dia 11), cresce a expectativa para acompanhar o tradicional cerimonial e as atrações da festa que começa às 20h, no estádio Heriberto Hülse. A cerimônia será conduzida pelo criciumense Celso Freitas, apresentador da Rede Record. E a atração nacional da noite será o show gratuito do sambista Jorge Aragão, a partir das 22h. "Certamente será uma celebração inesquecível", prevê o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti.

O atirador Fernando Meller foi escolhido pela Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jasc para fazer o juramento do atleta. Nesta edição, em sua cidade natal, participará pela 18ª vez dos Jasc. “Infelizmente, em 1987, quando Criciúma recebeu os Jasc, eu ainda não atirava. Mas foi naquela ocasião que comecei a me interessar pelo esporte”, revela. Ao todo, o craque da mira conquistou seis medalhas individuais. “É uma honra, depois de 20 anos de tiro, em uma edição dos Jasc, em Criciúma, ter essa missão. Vou poder pendurar a espingarda com chave de ouro”, brinca.

A noite de abertura da maior competição esportiva do Estado também reserva uma homenagem a cerca de 50 ex-atletas de Criciúma, que estarão junto com a delegação do município-sede. Entre eles estará o participante da primeira edição dos Jasc em Criciúma, em 1974, Constantino Zomer. “É uma homenagem merecida aos que fazem parte da história do esporte de Santa Catarina”, conta o coordenador da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Sandro Araújo. Os ex-atletas devem se concentrar, às 19h30min, no portão do estádio em frente ao Colégio Sebastião Toledo dos Santos, o Colegião.

Por 10 dias, aproximadamente 5,2 mil atletas de 74 municípios disputarão o troféu de campeão em 26 modalidades: atletismo, basquete, bocha, bolão 16, bolão 23, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, Karatê, natação, punhobol, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro (armas curtas, armas longas e tiro ao prato), triathlon, vôlei, vôlei de duplas e xadrez.

O hipismo contará como esporte provisório e o tênis feminino estará fora do quadro de pontuação porque não apresentou número mínimo de equipes. O futsal masculino e o feminino, e a bocha masculina terão duas divisões (a especial e a primeira divisão) em função do grande número de times participantes.

Algumas modalidades ainda vão realizar o congresso técnico nesta quinta-feira para definir os horários que abrirão as disputas. São os casos do atletismo, taekwondo, natação e as três provas de tiro. E no bolão 16, masculino, haverá o reconhecimento de pista nesta quinta-feira, mas as disputas começam nesta sexta-feira (dia 11).
A cidade anfitriã terá o maior número de equipes: 43; seguida por Florianópolis, com 35; Blumenau, 31; Joinville, 27; e Chapecó, 25. No total, 474 equipes estarão em Criciúma. E o município-sede terá a maior delegação da sua história, com 550 atletas.

Os Jogos Abertos de Santa Catarina são uma realização da Fesporte, com promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e apoio da prefeitura de Criciúma e das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).
Por Geraldo de Cesaro - Fesporte

Nenhum comentário: