quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Fesporte promoveu seminário com integradores

Confraternizar e discutir ajustes nos regulamentos técnicos dos eventos da Fesporte para 2012. Esta foi a pauta principal do seminário desenvolvido nesta quinta-feira (1º) em Florianópolis pela Fesporte junto aos seus integradores esportivos e dirigentes que representam os municípios participantes nos eventos desenvolvidos pela instituição.

Antes de ouvir sugestões o presidente da Fesporte Adalir Pecos Borsatti fez um balanço do ano. Entre outras análises considerou positiva a 51ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina realizada de 9 a 19 de novembro em Criciúma. “Este ano os Jasc tiveram maior visibilidade porque houve mais investimento do Governo do Estado”, disse o presidente para em seguida elogiar a boa sintonia entre Fesporte, Conselho Estadual de Esporte (CEE/SC) e Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/SC) na realização dos eventos esportivos. Esta concepção também foi evidenciada nos discursos de presidente do TJD Róbson Vieira e do CEE/SC, Ségio Vieira Galdino.

Posteriormente iniciaram as discussões em torno de propostas de ajustes nos regulamentos técnicos dos eventos da Fesporte. A primeira parte foi  destinadas aos Jasc, Joguinhos e Jogos Abertos de Santa Catarina. Entre os dirigentes e integradores esportivos surgiram várias propostas. Entre elas que a data de inscrição do município (termo de compromisso) seja feita 30 dias antes do evento começar e não no início do ano, para que, segundo os defensores da ideia, o município possa se programar melhor.

Outra ideia proposta é que o município desistente de uma modalidade pague uma taxa de R$ 100  já que uma desistência acarreta prejuízo material na compra de medalhas e reconfecção de tabela de jogos. Também foi aventada a possibilidade de criação de ranking dos municípios, pontuação diferenciada para as modalidades coletivas, entre outras. No final da tarde a técnica da Fesporte Mapi Cravo, responsável pelo Festival Escolar de Dança Mário de Andrade, fez um balanço sobre o evento em 2011 que beneficiou mais de 20 mil alunos em todas as suas etapas.

O seminário prossegue durante todo o dia desta sexta-feira (2). Todas as propostas serão analisadas pelos técnicos da Fesporte e, se aprovadas, serão encaminhadas para homologação do CED, e posteriormente implantadas nos os eventos realizados pela Fesporte em 2012.

Por Antonio Prado - Fesporte

Nenhum comentário: