segunda-feira, 15 de outubro de 2012

52º JASC | Fogo simbólico será aceso no dia 19

Na próxima sexta-feira (19) o espírito esportivo dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) começa a tomar conta do Estado. O dia será marcado pelo acendimento, em Brusque, do fogo simbólico da etapa estadual da competição, que ocorrerá de 6 a 17 de novembro, em Caçador, no Meio-Oeste.

A cerimônia ocorrerá a partir das 19h, na Arena Brusque, município onde os Jasc começaram e considerado por lei estadual como berço da competição. Na ocasião, os atletas brusquenses Matheus Rheine, da natação, e Soelito Gohr, do ciclismo, que disputaram as Paralimpíadas de Londres, e o ciclista Murilo Fischer, que participou em Londres pela quarta vez de Jogos Olímpicos, serão homenageados. Após o acendimento do fogo, a pira olímpica será levada para Caçador, onde será recebida às 14h do dia seguinte e percorrerá os bairros da cidade até o dia 6 de novembro, data de abertura oficial da competição.

O cerimonial de abertura da etapa estadual dos 52º Jogos Abertos ocorrerá partir das 20h, no Parque de Exposições Araucária de Caçador. Antes, no congresso técnico marcado para o próximo dia 24, na Câmara de Vereadores de Caçador, serão definidas as chaves e os confrontos iniciais da competição.

Os primeiros campeões dos 52º Jasc serão conhecidos na natação, que, em cumprimento ao regulamento geral dos Jogos Abertos, serão realizados de 31 de outubro a 2 de novembro no complexo esportivo do Sesi, em Blumenau. O artigo 15 do regulamento geral estabelece que “após a oficialização do município-sede, considerado o relatório de vistoria, não existindo condições técnicas ou geográficas para realização de alguma modalidade, a Fesporte, comunicado o CED, poderá realizar a modalidade durante o período do evento em outro município com distância de até 60 quilômetros, realizar a modalidade em período anterior ao previsto para a realização do evento em outro município que já possua local tecnicamente adequado, independente de distância, ou excluí-la da competição no ano.”

“Verificamos que em Caçador não há locais adequados e optamos em realizar a natação em Blumenau, que, além de boa localização geográfica, tem o complexo do Sesi, com piscinas cobertas e aquecidas e um alojamento para até 200 pessoas” , explicou o técnico da gerência de esportes de rendimento da Fesporte, Osvaldo Juncklaus. Nos três dias de provas, a modalidade deverá reunir em torno de 170 nadadores de cerca de 15 municípios nas disputas masculinas e 15 nas femininas.

Os números da competição ainda não estão fechados porque os municípios têm até o dia 18 para realizar desistência de classificados nas etapas regionais e nas modalidades automaticamente classificadas, bem como convocação e inclusão de atletas para a etapa estaual. Além disso, até o dia 20 será possível efetivar a transferência de atletas entre federações esportivas.

Competição terá 47 troféus em disputa

O cronograma de disputas do período de 7 a 17 de novembro está definido, e prevê 13 decisões – incluindo as quatro das duas divisões do futsal - para o último dia da competição.  Em relação à edição estadual do ano passado, em Criciúma, os 52º Jasc, sem contar as disputas da natação em Blumenau, terá dois dias a mais de duração. “A programação teve de ser esticada para diminuir o pico quantitativo de atletas e dirigentes na cidade e atender a capacidade de alojamento, da rede hoteleira e a quantidade de locais de competição do município”, explicou Osvaldo Juncklaus, responsável pela elaboração do cronograma.

Os 52º Jasc serão disputados em 26 modalidades – nenhuma delas em caráter de apresentação - e distribuirá 47 troféus. As disputas serão realizadas em 32 locais, incluindo o Sesi de Blumenau.  A estimativa é que cerca de 4,5 mil atletas e dirigentes de mais de 600 equipes disputem a competição. O credenciamento de jornalistas para a cobertura da competição deverá ser feito até o dia 25 de outubro pelo endereço eletrônico http://www.cacador.sc.gov.br/portalhome/jasc_email/.

Os Jogos Abertos de Santa Catarina são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e das prefeituras.

[Com informações de Eduardo Correia - Assessoria de Imprensa Fesporte]

Nenhum comentário: