terça-feira, 22 de março de 2011

Atlético de Ibirama estará na Divisão Especial

Após ficar um ano de fora das atividades depois de pedir licença, o Atlético de Ibirama confirmou nesta segunda-feira (21), no conselho técnico da Divisão Especial (2° Divisão), que retornará com o futebol profissional no Alto Vale.

Até o início da competição no dia 7 de agosto, o clube da Baixada terá bastante tempo para buscar recursos e formar um bom elenco para garantir uma das duas vagas para a Divisão Principal. Além de Ibirama, outros times confirmaram presença: Juventus, Atlético Tubarão, XV de Outubro, Hercílio Luz, Próspera, Camboriú, Joaçaba, Porto e Caxias.

Fórmula de disputa:

Os clubes se enfrentarão em turno e returno, sendo que ao término de cada um, os quatro primeiros clubes disputarão semifinais e finais, em jogos de ida e volta, para definir o campeão daquela fase.

Os campeões de cada turno estarão classificados para as finais da competição e garantirão, automaticamente, o acesso à Divisão Principal de 2012. Caso a mesma equipe vença as duas fases, a melhor qualificada no índice técnico disputará a fFinal. O último colocado na classificação geral será rebaixado para a Divisão de Acesso.

1ª rodada:

A Federação até já confirmou os primeiros jogos do torneio, veja:

Próspera x Caxias
Juventus x Tubarão
Porto x Camboriú
Joaçaba x Atlético H. Aichinger
Hercílio Luz x XV de Outubro

Dúvidas:

Mesmo antes de iniciar a competição, o Juventus, de Jaraguá do Sul, deve desistir. O clube até já teria enviado um documento oficial a Federação mas a informação ainda não foi confirmada. Resta agora saber se mais alguma equipe desistirá até o inicio do campeonato.

Categorias de base

Além do time profissional, os times que disputam a Divisão Especial precisam atender determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e participar de pelo menos duas competições de categorias de base. Nesta situação serão disputados: Júnior e Juvenil.

O estadual de base terá início no dia 4 de junho e segue até 6 de agosto. Segundo a Federação, o torneio começa inicialmente com três grupos, divididos de forma aproximada por regiões:

Grupo A: Hercílio Luz, Tubarão e Próspera
Grupo B: Joaçaba, Porto e Atlético Hermann Aichinger
Grupo C: Caxias, Juventus, Camboriú e XV de Outubro

Se classificarão para as semifinais, em jogos de ida e volta, o primeiro colocado dos grupos A e B e o primeiro e o segundo colocados do Grupo C, sendo que o segundo do grupo C enfrentará o melhor primeiro colocado entre A e B. As duas equipes vencedoras das semifinais se enfrentam também em jogos de ida e volta para definir os Campeões Juvenil e Júnior da Divisão Especial.

O Atlético, como já ocorreu na temporada passada, deve ser representada pelos jogadores da Fundação Municipal de Desportos de Rio do Sul, comandados pelo treinador Paulão.

Com informações e foto da Assessoria de Imprensa da Federação Catarinense de Futebol

Um comentário:

Unknown disse...

O Atlético sempre teve de maio a janeiro para formar um elenco bom para a Principal e sempre fazia uma semana antes de começar a competição.
Não acho que ele deve realmente aprovietar esse tempo.

Quanto à notícia, é ótimo pro futebol do Alto Vale que ainda terá uma equipe, mas é uma vergonheira a desistência. Pode ter havido faltas de recursos, mas convenhamos, largar uma vaga na Principal é triste. Podia ter usado a Copa SC com os juniores, simplesmente.