quarta-feira, 23 de março de 2011

SOL e Fesporte promovem seminário para discutir a participação nas Paraolimpíadas

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) realizaram nesta terça-feira (22) o seminário “Santa Catarina nas Paraolimpíadas 2016/2020”. O encontro, que visa estabelecer políticas de apoio focadas nas potencialidades catarinenses, possibilitou a discussão sobre o trabalho desenvolvido pelas entidades atuantes no paradesporto e no esporte adaptado.

No evento também foram tratados assuntos como a implantação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Esporte e o cadastramento de locais de treinamento e aclimatação Pré-Jogos Paraolímpicos Rio 2016. Ainda foram feitos esclarecimentos sobre a inscrição de projetos que concorrem ao repasse de recursos do Governo de Santa Catarina por meio do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte).

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, reforçou o compromisso da SOL com as entidades esportivas catarinenses. "Contem com o nosso apoio, porque nós acreditamos no potencial de vocês e discussões como estas são sempre muito importantes", disse.

Os representantes das federações instaladas em Santa Catarina que atuam com o esporte paraolímpico e adaptado fizeram um relato sobre sua história e suas atividades. Também descreveram a atual situação das entidades e modalidades, apontando as conquistas, as metas, as necessidades e as dificuldades. Expuseram ainda os destaques do esporte paraolímpico, sendo que um dos objetivos do encontro era mapear atletas e equipes que poderão representar Santa Catarina e o Brasil em eventos internacionais, especialmente na Paraolimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de cerca de 65 participantes, representando cidades como Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Criciúma, Florianópolis, Caçador, entre outras. 

A diretora de Políticas Integradas do Lazer (PDIL), Elisa Wypes Sant´Ana de Liz, apresentou o Plano de Desenvolvimento Integrado do Esporte, que terá a participação de 10 Governanças Esportivas, nos moldes da definição das regiões turísticas do Estado. Posteriormente haverá a criação dos Conselhos Regionais, que analisarão e encaminharão à Secretaria as demandas mais importantes para aprovação dos projetos com recursos do Fundo. Desta forma, contribuirão para o aperfeiçoamento da gestão de distribuição da verba do Fundesporte. Este trabalho já está sendo desenvolvido pela Diretoria do PDIL e em abril já devem ser realizadas as primeiras reuniões de regionalização.

Os participantes também puderam acompanhar uma palestra sobre orientações relativas ao cadastramento de espaços esportivos adaptados que possam servir de local de treinamento e aclimatação antes dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. A inscrição, que deve ser feita no site www.rio2016.com.br/treinamentoprejogos, será encerrada no dia 5 de abril.

O evento seguiu o mesmo padrão do seminário específico para as modalidades olímpicas, realizado no dia 11 de março. "O encontro foi muito proveitoso. Havíamos realizado um seminário para tratar com as federações das potencialidades do Estado para as Olimpíadas de 2016 e 2020, e agora tratamos do mesmo assunto com as federações paraolímpicas. Estamos muito integrados com as entidades e precisamos potencializar nossos talentos", enfatizou o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti.

Agora as equipes técnicas da SOL e da Fesporte devem elaborar, com base na atas desses seminários, um documento que será encaminhado ao Conselho Estadual de Esporte, ao Comitê Olímpico Brasileiro, ao Comitê Paraolímpico Brasileiro, ao Ministério do Esporte e às instituições participantes.

O seminário reuniu a diretoria do Plano de Desenvolvimento Integrado do Lazer (PDIL) e a Gerência de Políticas do Esporte da SOL; a equipe técnica da Fesporte; dirigentes esportivos municipais; federações paraolímpicas; associações e clubes de esportes adaptados e paraolímpicos.

Também participaram do evento representantes do Conselho Regional de Educação Física (CREF), do Conselho Estadual de Esporte (CED), do Conselho dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior de Educação Física do Estado de Santa Catarina (Condiesef/SC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Programa de Competição dos Jogos Rio 2016 (esportes/disciplinas paraolímpicas) - atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo (estrada e pista), esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, triatlo, vela e voleibol sentado.

Texto da Assessoria de Imprensa de Fesporte

Nenhum comentário: