segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pecos Borsatti sugere nova forma de gestão aos Jabs

Um novo modelo de gestão, com perfil profissional. Esta foi a sugestão apresentada pelo presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, na noite de domingo, por ocasião da realização da assembléia ordinária do Conselho Gestor dos Jogos Abertos Brasileiros (Jabs). Além de Pecos, Santa Catarina esteve representada pelo gerente de Esportes de Rendimento Flamarion Dias e por Dárcio de Saules e Osvaldo Junklaus, integrantes da equipe técnica da Fesporte.

Pecos justificou a mudança do perfil gestor dos Jabs devido à necessidade de dar mais visibilidade ao evento. “Os Jabs chegaram ao 20º ano e já não é mais uma criança. Até onde pretendemos chegar? Este modelo é o ideal”, questionou Pecos. Para ele, a mudança passa pela necessidade de criação de uma entidade voltada a gerir profissionalmente a competição. Uma diretoria que possa traçar uma boa relação com o mercado e trabalhar estratégias de marketing foram algumas linhas de atuação sugeridas pelo dirigente catarinense.

Gestores dos estados participantes (MT, MS, GO, PR, SP, MG, ES, RJ e SC) concordaram com a proposta aprovando a ideia de se fazer uma reunião no Centro do país, provavelmente em São Paulo, na primeira quinzena de agosto, preferencialmente com a presença dos secretários de Esporte dos estados participantes dos Jabs.  No encontro poderá acontecer, oficialmente, a fundação da entidade como forma de conquistar representação oficial perante aos órgãos ou aos mecanismos oficiais de promoção dos Jabs no país.

A preocupação com a sobrevivência dos Jabs surgiu a partir de problemas estruturais observados em Poços de Caldas. O chefe da delegação de Santa Catarina, Flamarion Dias, listou vários problemas, entre eles a baixa temperatura da água da piscina que ocasionou a retirada de Santa Catarina e de São Paulo da prova, além das condições irregulares da pista de atletismo citadas. “Estas observações servem de alerta para que a próxima cidade sede não repita os erros”, alertou Dias.

Sobre o próximo Estado a sediar o evento, que, pelo critério de Rodízio, seria o Espírito Santo, o conselho gestor concedeu um prazo de 30 dias para a cidade capixaba se manifestar oficialmente. Caso contrário, os jogos de 2012 irão para o Mato Grosso do Sul. Ficou aprovado, também, uma mobilização no sentido de fazer com que o Rio Grande do Sul, afastado da competição há três anos, possa voltar à disputa em 2012.  Pela ordem de rodízio, as próximas edições dos Jabs serão em Espírito Santo (2012), Mato Grosso do Sul (2013), Goiás (2014), Rio de Janeiro (2015), São Paulo (2016), Santa Catarina (2017), Paraná (2018) e Mato Grosso (2019).

Texto de Julio Castro – Assessoria Fesporte

Nenhum comentário: