O espaço foi montado nas dependências da Arena Multiuso, que foi adaptada para receber o acervo literário e os objetos que marcam a história e a evolução dos Jasc ao longo das últimas cinco décadas. O Memorial abriga troféus, medalhas, uniforme, fotos, artigos e materiais que fazem parte da história dos Jogos. Na obra foram investidos R$ 240 mil do Estado e R$ 60 mil da prefeitura de Brusque.
Para abrigar o Memorial, dependências da Arena tiveram o teto rebaixado e receberam gesso. Já o piso foi lixado e ganhou nova pintura. Paredes de vidro foram colocadas como divisórias entre as sessões que fazem parte da exposição dos materiais publicados pela imprensa, memórias de atletas e documentos que integram o acervo.
“Este momento é muito importante para a história do esporte amador catarinense e para a sua maior competição, afinal a partir de agora o município onde surgiram Jogos Abertos de Santa Catarina abriga também o memorial histórico do evento”, destacou o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti.
Na cerimônia de abertura, o prefeito de Brusque, Paulo Eccel, ressaltou a importância da obra para a memória esportiva de Santa Catarina. “Tristes são as pessoas que não lembram do passado e esta obra é importante para que tudo não fique apenas na cabeça daqueles que passaram pelos Jogos”, ressaltou o prefeito.
O Memorial dos Jasc está aberto para visitação das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min de segundas a sextas-feiras.
Texto retirado do site da Fesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário