quinta-feira, 14 de julho de 2011

Munícipios podem se inscrever no Programa Segundo Tempo

Fonte: Site do Governo

O Ministério do Esporte divulgou na terça-feira (12) uma chamada pública para selecionar propostas de execução do Programa Segundo Tempo. A portaria traz as instruções do processo seletivo.

Poderão se inscrever na chamada órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta, de qualquer esfera de governo, além de entidades privadas sem fins lucrativos. A chamada impede a participação de entidades que estejam em fase de implementação ou execução do programa. Cada entidade proponente poderá participar com apenas uma proposta. O período para cadastramento e envio dos projetos vai até 12 de agosto.

 O Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte cujo objetivo é democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. O programa trabalha a formação da cidadania e a melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Veja abaixo, em texto, a entrevista concedida pelo Secretário Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, a Voz do Brasil ontem:
  
Repórter Raquel Mariano: Como funciona o programa Segundo Tempo?

Wadson Ribeiro: É um programa destinado a crianças e jovens, de 6 a 17 anos, e ele funciona no contraturno da escola. Ou seja, crianças que estudam pela manhã têm acesso ao programa à tarde e quem estuda à tarde tem acesso ao programa pela manhã. O governo federal, através do Ministério do Esporte, fornece a contratação dos coordenadores, dos monitores, que são profissionais de Educação Física ou estudantes de Educação Física e Esporte, fornecem os materiais esportivos, toda a capacitação do programa. E os parceiros do programa, sejam na esfera federal, sejam governos estaduais, prefeituras ou organizações não governamentais, têm como contrapartida a cessão dos espaços para o desenvolvimento do programa. Então, é um programa que visa complementar a educação de crianças e jovens, a partir dos valores positivos do esporte.

Raquel Mariano: Quem pode se inscrever no programa e qual é o procedimento para a inscrição?

Wadson Ribeiro: Olha, nós fazemos um chamado às prefeituras, aos governos estaduais, às organizações não governamentais, que entrem na página do Ministério do Esporte, que é www.esporte.gov.br. De lá tem o link direto para a inscrição do programa, com todas as informações e tudo aquilo que é necessário para as prefeituras se inscreverem, mas não tem burocracia alguma - são dados da própria prefeitura -, e nós vamos ficar com esse edital aberto até o dia 12 de agosto. Após o dia 12 de agosto, selecionar as prefeituras, os governos, as entidades para o convênio, e todos os selecionados terão o início às atividades em fevereiro de 2012, juntamente com o calendário escolar.

Repórter Raquel Mariano: O Ministério dos Esportes tem algum balanço sobre o Programa Segundo Tempo, quantas crianças já foram atendidas?

Wadson Ribeiro: Nós, atualmente, temos em vigência o atendimento de 1 milhão de crianças e de jovens. O programa existe desde 2003 e já totalizou, portanto, mais de 3 milhões de beneficiados. E, atualmente, em vigência, nós temos algo em torno de 1 milhão de crianças e de jovens atendidos pelo programa.

Entrevista retirada do site da Voz do Brasil

Nenhum comentário: