terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bandeira oficial dos 51º Jasc tremula em Criciúma

A bandeira oficial dos 51º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) já está tremulando em grande estilo em Criciúma, cidade que a partir de quinta-feira (10) recebe a competição. A abertura dos Jasc será dia 10 no estádio Heriberto Hulse, a partir das 20h, com desfile de delegações, homenagens a atletas e show nacional gratuito de Jorge Aragão.

Em cerimônia realizada pela Comissão Central Organizadora (CCO), a bandeira dos 51º Jasc foi instalada em um mastro de 40 metros no Parque Centenário, onde ficará até o final da competição. O ato foi prestigiado pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, que não escondeu a satisfação de sediar o evento. “Há muito tempo Criciúma esperava sediar a competição, por isso estamos preparando o melhor e mais belo Jogos Abertos. O povo criciumense vai acolher muito bem os visitantes”, ressaltou Salvaro.

Simultaneamente, a cidade também vai se preparando para receber mais de 5 mil atletas, além de dirigentes e visitantes, a partir de quinta-feira. Representantes de escolas e comunidades que abrigarão delegações dos Jasc estiveram reunidas, segunda-feira (5) à noite, no prédio da prefeitura, para tratar com representantes da organização dos Jasc, do Poder Executivo e da Polícia Militar da segurança e da recepção das delegações.

O prefeito Clésio Salvaro pediu a todos os participantes do encontro para que mobilizem a população para acolher bem os atletas representantes de 74 municípios. “Precisávamos apresentar uma nova cidade para os nossos visitantes. Por muitos anos, tivemos a imagem prejudicada por ter a visão externa como um lugar de poluição. Chegou o momento porque estão vindo atletas de nível nacional e alguns que representam o país no exterior. Vamos fazer todo o esforço para recebermos bem e isto está no nosso DNA”, afirmou.

Preocupada em realizar um grande esquema de segurança, a Polícia Militar vêm elaborando estratégias para garantir a proteção de atletas, escolas e o público que presencia as disputas. “Teremos 30 policiais nos locais de competição e alojamentos, estabelecendo contatos com todos os representantes de delegações. Faremos rondas diurnas e noturnas e pedimos a todos que tomem medidas preventivas”, relatou o major Evandro Fraga, subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma e coordenador da operação especial para os Jasc.

De acordo com o presidente da CCO dos Jasc, Flávio Spillere, ao todo, a rede municipal de ensino de Criciúma cederá 50 escolas para alojar delegações. Em razão da greve dos professores do Estado, as cidades de Siderópolis, Forquilhinha, Cocal do Sul e Içara também abrigarão grupos de atletas.

Em Criciúma, a escola municipal Jorge da Cunha Carneiro prepara uma acolhida especial para a delegação de Caçador. “Estamos acostumados e nunca tivemos problemas com atletas. É a quarta delegação de município que recebemos. Preparamos bandeiras, bonequinhos de Criciúma e Caçador de mãos dadas, e vamos esperá-los com um café”, contou a diretora da instituição, Gislene Marinho Costa.

Os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) são uma realização da Fesporte, com promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e apoio da prefeitura de Criciúma e secretarias de Desenvolvimento regional (SDRs).

Texto da Assessoria da Fesporte

Nenhum comentário: