terça-feira, 8 de novembro de 2011

Quatro cidades despontam ao título geral dos Jasc

A 51ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) inicia nesta  quinta-feira (10), em Criciúma, com o cerimonial de abertura às 20h no estádio Heriberto Hülse. Até o dia 20 de novembro, 5,2 mil atletas de 74 municípios disputarão o troféu de campeão em 26 modalidades: atletismo, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, caratê, taekwondo, natação, remo, tiro (que inclui armas curtas, longas e tiro ao prato), triátlon, xadrez, basquete, bocha, bolão 23, bolão 16, futebol, futsal, handebol, punhobol, tênis, tênis de mesa, vôlei e vôlei de duplas. O hipismo contará como esporte provisório

Nos últimos anos, a briga pelo título de campeão geral dos Jasc ficou entre Florianópolis (vencedor das duas últimas edições), Joinville e Blumenau. Por isso esses municípios são apontados pela mídia e desportistas como os principais candidatos a levantar o troféu de campeão geral. Este ano, por ser município-sede e disputar quase a totalidade das 26 modalidades, Criciúma é apontada também como um das favoritas. Mas essa condição não é compartilhada pelos representantes destes municípios.

Nenhum dirigente se considera favorito. Essa situação sempre é destinada ao adversário. Édio Manoel Pereira, superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, acha que o terceiro título consecutivo da Capital será muito difícil. “Estaremos em desvantagem, principalmente por não disputarmos a natação (município era favorito para a modalidade, mas perdeu o prazo de inscrição). Vamos com menos 21 pontos em relação aos concorrentes”.

Criciúma vem forte para disputar o título

Édio aponta Blumenau e Criciúma como possíveis campeões. “Os criciumenses vêm fortes, investiram pesado e Blumenau também. Acho que estaremos brigando pelo segundo lugar”, complementa o dirigente. Com uma delegação de 331 atletas, a Capital disputará os Jasc em 37 modalidades, incluindo o masculino e feminino. E, segundo Pereira, o fator negativo da natação será usado como uma motivação a mais para o município nos Jogos Abertos. “É como aquele time que tem um jogador expulso e os demais têm que se desdobrar. É isso que vamos fazer”, aponta.

“Vejo Florianópolis como favorito e Blumenau com a grande força das modalidades coletivas”. A afirmação é de Carlos Israel, gerente técnico da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej). O município, vice-campeão do ano passado, disputará os jogos em Criciúma com uma delegação de 280 atletas inscritos em 29 modalidades entre homens e mulheres.

Carlos Israel acredita que se o regional Leste-Norte classificatório para os Jasc, no qual Joinville participa, não fosse tão forte o seu município teria mais chances de ser campeão. “Disputamos o regional com Blumenau, Itajaí, Jaraguá e São Bento do Sul, municípios que são potências no judô, caratê, no tênis e em outras modalidades e por conta dessa classificatória muitos de nossos atletas que poderiam pontuar nos Jasc ficaram de fora”.

Com a segunda maior delegação, 432 atletas em 34 modalidades, nos dois naipes, os dirigentes de  Blumenau também adotam o discurso de não-favorito. “Acho que Florianópolis e Criciúma são os mais fortes para ganhar os Jogos Abertos”, crê César Paulista, diretor de esporte da Fundação Municipal de Esportes de Blumenau. “Nosso time é formado por 90% de atletas ‘prata da casa’, ou seja, não contratamos tanto. Por isso, se quisermos ser campeões teremos que  nos doar ao máximo”. Mesmo assim, o dirigente acredita em um bonito papel de Blumenau nos Jogos Abertos.

Dirigente aposta em Criciúma entre os três primeiros

Essa filosofia também é compartilhada por Renato Valvassori, presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma. “Vejo Florianópolis em primeiro lugar, pois o orçamento deles para os Jogos é muito grande, mas Criciúma deverá estar entre os três primeiros lugares”, prevê o dirigente criciumense.

Apesar de não acreditar no título em 2011 Valvassori prevê que entre três a cinco anos o seu município estará disputando o título dos Jasc. “Estamos fazendo um trabalho de base sério. Ano passado fomos vice-campeões dos Joguinhos e este ano, vencemos a Olesc e acho que estamos crescendo e no caminho certo para brigar pelo título no futuro”.

Para fazer bonito na competição, Criciúma terá a maior delegação dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Serão 532 atletas disputando quase todas as modalidades, exceto  o judô feminino. Mas, se o título geral dos Jasc ainda não é uma convicção para o dirigente de Criciúma, dentro de sua cabeça há uma certeza: “Faremos o melhor Jogos Abertos da história de Santa Catarina. A abertura, na quinta-feira, será uma amostra do que estou dizendo”, antecipou Renato Valvassori.

Os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) são uma realização da Fesporte, com promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e apoio da prefeitura de Criciúma e das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).

Com informações de Antonio Prado - Fesporte

Nenhum comentário: