sexta-feira, 13 de maio de 2011

Fesporte discute rumo dos Jasti com dirigentes

Uma série de propostas para os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) foi discutida nesta quinta-feira (12) de manhã, na Câmara de Vereadores de Timbó, município onde ocorrem até domingo (15) a quarta edição dos Jasti. O debate contou com a presença de dirigentes esportivos de diferentes regiões do Estado, com o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti; a diretora de Esportes da fundação, Lilian de Fátima Pinto; e o coordenador técnico dos 4º Jasti, João Batista Cascaes.

Entre as sugestões, a possibilidade de adoção de etapas regionais, a folga aos atletas na sexta-feira à tarde, o tempo de duração do cerimonial de abertura e as apresentações artísticas no final da solenidade, a exclusão da modalidade truco e inclusão de tênis, tênis de mesa, voleibol, handebol e basquete adaptados na programação e ainda a questão de manter os Jasti como evento de Participação ou transformá-lo em um de Rendimento, semelhante aos Jasc, Joguinhos e Olesc. Os Jogos Abertos da Terceira Idade são uma promoção da Fesporte, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional e da prefeitura local, e envolvem somente atletas com mais de 60 anos.

“É preciso considerar que ainda estamos numa fase inicial dos Jasti, estamos somente na quarta edição. A tendência é crescer mais. Ainda vamos evoluir muito”, observou a diretora Lilian de Fátima Pinto, que fez um histórico das edições anteriores e lembrou as características e peculiaridades de cada cidade sede do evento até hoje, com suas respectivas vantagens e desvantagens.

Todas as sugestões serão avaliadas pela Fesporte. “Foi um encontro muito positivo. Em todos os eventos estaduais da fundação vamos abrir espaço para esta discussão, Além disto, queremos que os nossos integradores esportivos também recebam nas secretarias regionais sugestões e pontos positivos e negativos dos eventos. Tudo é subsídio para o crescimento das competições e vamos buscar um ponto de equilíbrio”, destacou o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti

“Este encontro demonstra a grandeza e a disposição da Fesporte de dialogar. É muito fácil impor. Difícil é discutir, e isto foi aberto hoje aqui para os dirigentes”, comentou Eliane Bartz, secretária de Esportes de São Miguel do Oeste, município onde, de 2 a 8 de junho, ocorrerão os 6º Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).

Informações de Eduardo Correia – Assessoria Fesporte

Nenhum comentário: