quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fórum reúne 1,5 mil para discutir futuro do esporte

Cerca de 1,5 mil participantes, entre profissionais de diferentes áreas, palestrantes, autoridades, convidados especiais e palestrantes, prestigiram a abertura nesta quinta-feira (19) da edição especial de 10 anos do Fórum Internacional de Esportes. O evento, que ocorre até sábado na Associação Catarinense de Medicina, é realizado pela Unesporte com apoio do governo do Estado, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Fesporte.

Na cerimônia de abertura, os organizadores prestaram homenagearam a Ruy Jornada Krebs, ex-professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), falecido em dezembro do ano passado e considerado um ícone da educação física no Brasil.

 O presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, representou o governador Raimundo Colombo, que está em viagem à Europa, na cerimônia. “Estou muito orgulhoso por estar aqui representando o governador Colombo. E estou aqui, como ele diz, trabalhando para as pessoas, voltado para o cidadão. Vivemos uma década esportiva muito importante, com Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil. Por isso, hoje, nesta 10ª edição do Fórum, precisamos visar ao cidadão, fomentar o esporte e nos preparar para o que vem por aí”, ressaltou Pecos Borsatti.

Na palestra de abertura da programação, o presidente da Academia Olímpica Brasileira e do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, fez uma reflexão sobre a que considerou a “década do esporte no Brasil”, referindo-se aos Jogos Mundiais Militares em 2011, a Copa das Confederações de Futebol em 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016.

“Temos pela frente um tsunami esportivo em nosso país. É a oportunidade única para que um legado de transformação social possa acontecer. Será a oportunidade os valores olímpicos serem absorvidos e que isso tudo possa se refletir na melhor qualidade de vida da população brasileira”, afirmou, acrescentando que o esporte passará a ser o propulsor da política de infraestrutura aplicada no país nos próximos anos.

O Fórum conta com palestras, plenárias de discussão, encontros de instituições ligadas ao sistema esportivo brasileiro e catarinense e cursos de capacitação e atualização profissional. No total, são oferecidos 16 cursos aos participantes. Nesta sexta-feira (20), o evento abre com uma das palestras mais aguardadas, a da inglesa Cara Aitchison, que falará sobre Esporte e Turismo de aventura: integrando impacto econômico com justiça social e ambiental. O professor da Universidade de São Paulo (USP), Cláudio Rocha, também dará continuidade ao tema de megaeventos e abordará o tema Copa do Mundo e Jogos Olímpicos: oportunidades e ameaças para o Brasil. (Clique aqui para conferir a programação completa)

Além do governo do Estado, da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e da Fesporte, a 10ª edição do Fórum Internacional de Esportes conta com o apoio da Hammerhead, Sesc, Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina.

Texto e foto da Assessoria de Imprensa da Fesporte - Júlio Castro/Eduardo Correia

Nenhum comentário: