sábado, 20 de agosto de 2011

Começa neste sábado a 24ª edição dos Joguinhos

Quando a 24ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina começar neste sábado, dia 20, em Caçador, os 84 municípios participantes estarão brigando por um lugar de destaque na competição, de preferência, no ponto mais alto do pódio. É o sonho de todos chegar o dia 27, quando encerra o evento, consagrado como campeão geral dos Joguinhos.  

Mas, se o sonho é para todos, a realidade da conquista é para poucos, afinal até hoje apenas quatro municípios detêm o titulo dos Joguinhos: Blumenau (12 conquistas), Joinville (7), Florianópolis (2) e Concórdia (1). Em 2009 a competição foi cancelada em razão da gripe A. O atual campeão é Joinville, que garantiu o mais recente título em Criciúma, no ano passado. Os Joguinhos Abertos são uma promoção da Fesporte com apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional e da prefeitura de Caçador.

Carlos Israel, gerente técnico da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), acredita que pode repetir o feito, mas com uma ressalva: vai ser mais difícil. “Perdemos 40% do nosso time campeão por conta do estouro de idade de muitos atletas, mas, pelos treinamentos vejo que vamos com muita confiança para mantermos o nosso título”. Para alcançar esse objetivo, Joinvile levará para Caçador 285 competidores.


Quem também está confiante em uma boa participação nos Joguinhos é Sérgio Galdino, presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Blumenau. “Vamos com a disposição de pontuar em todas as modalidades  e, a exemplo do ano passado, quando a definição do campeão só ocorreu no último dia, acredito que esta edição em Caçador também será muito acirrada e de bom nível técnico”. Os blumenauenses participarão dos Joguinhos com uma delegação de 313 atletas.

Osvaldo Juncklaus, integrante da gerência de rendimento da Fesporte e um dos coordenadores técnicos dos Joguinhos , acredita que a competição repetirá a disputa acirrada e o sucesso de anos anteriores: “Os Joguinhos são sempre muito fortes tecnicamente e acredito que três ou quatro municípios farão uma boa briga pelo título”.

Cerca de 4 mil atletas de 15 a 18 anos, dirigentes e equipes técnicas de 84 municípios participarão da 24º edição dos Joguinhos. O evento começa neste sábado, dia 20, com o cerimonial de abertura às 19h no ginásio do Sesi de Caçador, e irá até o dia 27. No domingo (21) saem as primeiras medalhas. Até o encerramento serão disputadas 15 modalidades: atletismo, ginástica rítmica, judô, caratê, natação, xadrez, basquete, futebol, futsal, handebol, tênis, tênis de mesa, vôlei e ciclismo.


24º Joguinhos Abertos de Santa Catarina: De 20 a 27 de agosto, em Caçador

Abertura oficial: Dia 20, às 19h, no ginásio de esportes do Sesi, com transmissão ao vivo pela TVAL pelos canais da NET, TVA e Cabovisão epelo site da Fesporte (www.fesporte.sc.gov.br)

Modalidades em disputa: 15 (atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez)

Atletas: Cerca de 3,9 mil de 15 a 18 anos representando 84 municípios

Primeiras medalhas: Domingo, dia 21, nas modalidades de judô, ciclismo e atletismo

Troféus em disputa: 28

Maior representatividade/modalidade: Criciúma, em 26 (município não participa apenas do judô masculino e do judô feminino)

Municípios participantes (fase estadual): 84

O início:

A ideia de criação dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina surgiu em novembro de 1986, com o então coordenador de Desportos, professor Felipe Abraão Neto, que encaminhou a proposta para o governador Pedro Ivo Campos.

Com a aprovação do projeto, iniciaram-se os trabalhos de supervisão regional por uma equipe formada pro Luis Carlos Gonzaga Barbosa, Odilon Alfredo Morona, Celso Ramos Sedrez, Jair Venâncio, Werner Eberle e Carlos Alberto Anzoategui. Tiveram início  também as condições para elaboração do regulamento técnico.

A primeir edição dos Joguinhos Abertos ocorreu em Curitibanos, no período de 24 de novembro a 4 de dezembro, de 1988 com a participação de 69 municípios.

Maiores campeões:
Blumenau – 12
Joinville – 7
 Florianópolis – 2
Joaçaba – 1

Curiosidades:

A única conquista de campeão geral do município de Joaçaba foi em 1988, na primeira edição dos Joguinhos, realizados na cidade de Curitibanos.

- Apesar de suspensa em razão da gripe A, a edição de 2009 é considerada a 22ª dos Joguinhos e integra a contagem histórica.

Atletas consagrados que passaram pelos Joguinhos Abertos de SC:

Gustavo Kuerten
Fernando Scherer
Tiago Spliter
Natália (vôlei)
Schwenck (vôlei)
André Santos

Texto e imagem de Eduardo Correia - Fesporte

Nenhum comentário: