Mas, se o sonho é para todos, a realidade da conquista é para poucos, afinal até hoje apenas quatro municípios detêm o titulo dos Joguinhos: Blumenau (12 conquistas), Joinville (7), Florianópolis (2) e Concórdia (1). Em 2009 a competição foi cancelada em razão da gripe A. O atual campeão é Joinville, que garantiu o mais recente título em Criciúma, no ano passado. Os Joguinhos Abertos são uma promoção da Fesporte com apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional e da prefeitura de Caçador.
Carlos Israel, gerente técnico da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), acredita que pode repetir o feito, mas com uma ressalva: vai ser mais difícil. “Perdemos 40% do nosso time campeão por conta do estouro de idade de muitos atletas, mas, pelos treinamentos vejo que vamos com muita confiança para mantermos o nosso título”. Para alcançar esse objetivo, Joinvile levará para Caçador 285 competidores.
Quem também está confiante em uma boa participação nos Joguinhos é Sérgio Galdino, presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Blumenau. “Vamos com a disposição de pontuar em todas as modalidades e, a exemplo do ano passado, quando a definição do campeão só ocorreu no último dia, acredito que esta edição em Caçador também será muito acirrada e de bom nível técnico”. Os blumenauenses participarão dos Joguinhos com uma delegação de 313 atletas.
Osvaldo Juncklaus, integrante da gerência de rendimento da Fesporte e um dos coordenadores técnicos dos Joguinhos , acredita que a competição repetirá a disputa acirrada e o sucesso de anos anteriores: “Os Joguinhos são sempre muito fortes tecnicamente e acredito que três ou quatro municípios farão uma boa briga pelo título”.
Cerca de 4 mil atletas de 15 a 18 anos, dirigentes e equipes técnicas de 84 municípios participarão da 24º edição dos Joguinhos. O evento começa neste sábado, dia 20, com o cerimonial de abertura às 19h no ginásio do Sesi de Caçador, e irá até o dia 27. No domingo (21) saem as primeiras medalhas. Até o encerramento serão disputadas 15 modalidades: atletismo, ginástica rítmica, judô, caratê, natação, xadrez, basquete, futebol, futsal, handebol, tênis, tênis de mesa, vôlei e ciclismo.
24º Joguinhos Abertos de Santa Catarina: De 20 a 27 de agosto, em Caçador
Abertura oficial: Dia 20, às 19h, no ginásio de esportes do Sesi, com transmissão ao vivo pela TVAL pelos canais da NET, TVA e Cabovisão epelo site da Fesporte (www.fesporte.sc.gov.br)
Modalidades em disputa: 15 (atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez)
Atletas: Cerca de 3,9 mil de 15 a 18 anos representando 84 municípios
Primeiras medalhas: Domingo, dia 21, nas modalidades de judô, ciclismo e atletismo
Troféus em disputa: 28
Maior representatividade/modalidade: Criciúma, em 26 (município não participa apenas do judô masculino e do judô feminino)
Municípios participantes (fase estadual): 84
O início:
A ideia de criação dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina surgiu em novembro de 1986, com o então coordenador de Desportos, professor Felipe Abraão Neto, que encaminhou a proposta para o governador Pedro Ivo Campos.
Com a aprovação do projeto, iniciaram-se os trabalhos de supervisão regional por uma equipe formada pro Luis Carlos Gonzaga Barbosa, Odilon Alfredo Morona, Celso Ramos Sedrez, Jair Venâncio, Werner Eberle e Carlos Alberto Anzoategui. Tiveram início também as condições para elaboração do regulamento técnico.
A primeir edição dos Joguinhos Abertos ocorreu em Curitibanos, no período de 24 de novembro a 4 de dezembro, de 1988 com a participação de 69 municípios.
Maiores campeões:
Blumenau – 12
Joinville – 7
Florianópolis – 2
Joaçaba – 1
Curiosidades:
A única conquista de campeão geral do município de Joaçaba foi em 1988, na primeira edição dos Joguinhos, realizados na cidade de Curitibanos.
- Apesar de suspensa em razão da gripe A, a edição de 2009 é considerada a 22ª dos Joguinhos e integra a contagem histórica.
Atletas consagrados que passaram pelos Joguinhos Abertos de SC:
Gustavo Kuerten
Fernando Scherer
Tiago Spliter
Natália (vôlei)
Schwenck (vôlei)
André Santos
Texto e imagem de Eduardo Correia - Fesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário