quinta-feira, 30 de junho de 2011

[Boletim Final] Lages é campeão regional dos Joguinhos

Desde a definição dos classificados para as semifinais que as projeções apontavam Lages pelo terceiro ano consecutivo como campeão geral da etapa regional Centro-Oeste dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. O troféu foi entregue ao gerente de Esportes de Rendimento e Participação da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Lages, Voltaire Souza Todeschini, pelo presidente da Comissão Organizadora, Leonardo Farias, e pela integradora de esporte da 8ª Secretaria de Desenvolvimento regional (SDR), Clarice Luvison no início da tarde desta quarta-feira (29) no ginásio da Escola Gasparino Zorzi, logo após a decisão do voleibol feminino, modalidade que encerrou a etapa regional.

O evento é uma promoção da Fesporte com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Campos Novos e prefeitura local, e reuniu, em Campos Novos, de 24 a 29 de junho, cerca de 1,2 mil atletas de 32 municípios, que disputaram 18 vagas para a fase estadual nas modalidades de futebol masculino, basquete, futsal, handebol e voleibol nos dois naipes.

A delegação lageana somou 50 pontos, resultado da conquista dos troféus de campeão do handebol feminino e voleibol masculino; do vice no basquete masculino e handebol masculino; terceiro colocado no vôlei feminino e quarto lugar do futebol masculino. Rio do Sul encerrou na segunda colocação com 24 pontos, Joaçaba foi terceiro com 23, Videira o quarto com 21 e na quinta posição ficou Campos Novos com 20 pontos.

O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Leonardo Farias, avaliou como positiva a realização do regional em Campos Novos em função dos investimentos realizados nas praças esportivas e nas unidades escolares que serviram de alojamento para os atletas. Outro ponto positivo apontado por Leonardo foi o retorno financeiro que o comércio local teve com o aumento no fluxo das vendas. Para o presidente da CCO, a experiência adquirida esta semana vai servir de parâmetro para futuras promoções. Ele enfatiza que o sucesso do evento se deve à parceria formada com os vários setores da sociedade que “pegaram junto” para que tudo desse certo. Ele destaca o envolvimento das secretarias municipais, da Fundação Hospitalar, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages, da Unoesc e da Secretaria da Educação.

Também o coordenador-Geral dos Joguinhos, Dárcio de Saules, avaliou como positiva a experiência de repetir a sede do evento no município. Segundo Dárcio, fruto da experiência do ano passado, “foram melhoradas as instalações esportivas e as condições técnicas oferecidas à equipe da Fesporte”. Para o coordenador, o evento sofreu tecnicamente com a redução da idade limite para os atletas, que era 18 e este ano passou para 17 anos, o que fez com que muitos municípios disputassem o regional dos Joguinhos com equipes ainda em idade de Olesc (16 anos).

No último dia de competição foram decididos quatro troféus

Debaixo de uma forte garoa e temperatura de 6ºC, a decisão do futebol favoreceu Capinzal que, com gol de Cleiton, aos 20min do primeiro tempo, venceu por 1 a 0 o time de Presidente Getúlio. A vitória sobre Lages pelo placar de 2 a 1 rendeu a Catanduvas a medalha de bronze.

O troféu do futsal feminino ficou com as meninas de Pinheiro Preto que aplicaram uma goleada de 10 a 3 em Anita Garibaldi. Na decisão da medalha de bronze, Videira venceu por 4 a 3 o time de Curitibanos.

Pela primeira vez na história do regional Centro-Oeste, o município de Vargem Bonita conquistou o troféu de campeão do futsal, após vencer por 4 a 3 a equipe de Ituporanga, até então considerada a favorita. Com a vitória de 4 a 2 sobre o time de Lontras, a medalha de bronze foi para a garotada de Petrolândia.

O voleibol feminino encerrou o evento. As meninas de Joaçaba precisaram de duas horas e oito minutos para fechar em três sets a dois a final contra Pouso Redondo, conquistando assim mais uma vez o troféu de campeão. A decisão de terceiro lugar também terminou com o placar de três sets a dois para a equipe de Lages, que em duas horas e quinze minutos derrotou o time de Água doce.

Com o encerramento do regional Centro-Oeste está completo o quadro de participantes da etapa estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em Caçador de 20 a 28 de agosto. No próximo dia 3 de agosto, naquele município, será realizado o congresso técnico que vai discutir os detalhes dos Joguinhos e definir a composição das chaves das modalidades coletivas.

Vagas garantidas:

Basquete masculino – Videira e Lages
Basquete feminino – Rio do Sul e Campos Novos
Futebol masculino – Presidente Getúlio e Capinzal
Futsal masculino – Ituporanga e Vargem Bonita
Futsal feminino – Pinheiro Preto e Anita Garibaldi
Handebol masculino – Luzerna e Lages
Handebol feminino – Lages e Joaçaba
Voleibol masculino – Lages e Rio do Sul
Voleibol feminino – Joaçaba e Pouso Redondo

Texto e Imagem de Álvaro Roberge - Fesporte

Nenhum comentário: