segunda-feira, 11 de julho de 2011

Badminton dá o tom da primeira rodada em Gaspar

A primeira rodada da regional Leste-Norte dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), em Gaspar, iniciou neste domingo (10) com as disputas no basquete, futsal, handebol, tênis de mesa e xadrez. Mas a modalidade que chamou mais atenção foi o badminton, que estreava na competição. Ela termina nesta segunda-feira (11), com as escolas de Blumenau sendo as favoritas para conquistar o titulo, já que dispõem dos atletas melhores ranqueados.

Um exemplo são os blumenauenses Cristian Ricardo Leite e Matheus Voigt, ambos de 14 anos e cursando a 8ª série. Cristian estuda na Escola Estadual João Widemann, ocupa atualmente o 2º lugar no ranking brasileiro no sub-15 e irá disputar pela Seleção Brasileira o torneio pan-americano, dia 22 de julho, na Jamaica.


Já Matheus ocupa a 4ª colocação no ranking nacional e também participará da competição jamaicana, onde fará dupla com Cristian. Ele é estudante da Escola Municipal Duque de Caxias. Apesar de serem amigos e disputar os jogos de duplas pelo Brasil, em Gaspar a realidade foi diferente e os dois tiveram que se enfrentar logo na primeira rodada no ginásio Arnoldo Agenor Zimmerman. Resultado: Matheus venceu Cristian por 21 a 13.

Cristian começou a jogar badminton aos nove anos de idade por influência do pai, que jogava a modalidade no Clube Itoupava. Depois, gostou tanto do esporte que passou a se treinar de forma mais intensiva. A dedicação foi tanta que chegou a ser campeão brasileiro aos 12 anos sem perder nenhuma partida.

Sonho de ser campeão mundial

Sobre a estreia do badminton nos Jesc, Cristian acha muito importante. “Acredito que, com essa iniciativa aqui em Gaspar, a modalidade vai ganhar uma nova dimensão e será muito bom para nós, atletas”. Este pensamento também é compartilhado pelo amigo Matheus, que nutre desde que iniciou na modalidade o sonho de um dia ser campeão mundial.

O badminton da regional Leste-Norte dos Jesc em Gaspar é disputado por 19 atletas entre homens e mulheres. Em cada naipe todos jogam entre si em apenas um set de 21 pontos. Na etapa estadual da competição, de 15 a 17, também em Gaspar, o jogo terá a duração de três sets como determina o regulamento oficial da modalidade. O três melhores colocados garantem classificação à etapa estadual dos Jesc. Nas outras modalidades classifica-se o campeão. Nesta segunda-feira, dia 11, prosseguem os jogos das modalidades coletivas.

Já no xadrez masculino, no período da tarde, sairá o campeão. Na liderança, com sete pontos, estão empatados o Centro Evangélico Jaraguá, de Jaraguá do Sul, da 24ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e a Escola Estadual Osny Vasconcelos, de São Bento do Sul (25ª SDR).

No feminino, a liderança parcial é da Escola Municipal Professor Oscar Unbehaun, de Blumenau (19ª SDR), com oito pontos,  seguida da Escola Estadual Prefeito Frederico Probs, de Petrolândia (13ª SDR), com sete.

A regional Leste-Norte dos Jogos Escolares de Santa Catarina, em Gaspar, prossegue até quarta-feira, dia 14. O evento é promovido pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com as SDRs e a prefeitura local.

Texto de Antonio Prado - Fesporte

Nenhum comentário: