segunda-feira, 11 de julho de 2011

Xadrez e badminton definem primeiros campeões dos Jesc

No segundo dia do Regional Leste-Norte dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), nesta segunda-feira (11) em Gaspar, foram definidos os primeiros campeões da competição: os vencedores do badminton e do xadrez. No badminton, que estreou no evento, escolas de Blumenau confirmaram o favoritismo e venceram a modalidade. No xadrez masculino deu Jaraguá do Sul. O feminino define o campeão nesta terça-feira (12).

O time campeão do xadrez estuda no Colégio Evangélico Jaraguá, de Jaraguá do Sul, da 24ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). É formado pelos irmãos  Ricardo e Eduardo Reckziegel, Renato de Souza e Gustavo Fuchter. Terminaram a competição com 13 pontos, dois a mais que os alunos da Escola Municipal Francisco Lanser, de Blumenau (15ª SDR).

Para o jaraguaense Ricardo o título representou um alívio: “Todos os anos tentávamos e o máximo que conseguíamos era o segundo lugar. Desta vez foi diferente, pois implantamos novas estratégias de jogo e conseguimos finalmente vencer”.

Já no badminton a realidade foi diferente já que o campeão Matheus Voigt, da Escola Municipal Duque de Caxias, de Blumenau, era um dos principais favoritos. Ele venceu todos os seus oito jogos e agora começa a se preparar para a etapa estadual dos Jesc, de 15 a 17, também em Gaspar, e do torneio pan-americano dia 22 de julho a ser disputado na Jamaica. Matheus faz parte da Seleção Brasileira sub-15.

Ao contrário de outras modalidades que classifica o campeão para a etapa estadual dos Jesc, o badminton classifica os três primeiros colocados. Ou seja, além de Matheus classificaram-se também os blumenauenses Cristian Ricardo Leite, da Escola Estadual João Widemann, em segundo lugar, e Rafael Beffat Paludo, em terceiro, da Escola Municipal Machado de Assis.

Renato, Eduardo, Gustavo e Ricardo, de Jaraguá do Sul:
campeões xadrez masculino
No badminton feminino também deu a lógica e Jaqueline Kempner, da Escola Estadual João Widemann, também de Blumenau, venceu seus nove jogos e garantiu o título. “Eu já esperava isso, pois o nível das jogadoras é muito diferente. Eu já treino há três anos e estávamos preparadas”. Também garantiram classificação as estudantes blumenauenses: Maria Eduarda, da Escola Sagrada Família, em segundo lugar, e Estela Pegoraro, da Escola Estadual João Widemann.

Tênis de mesa terá definição:

O tênis de mesa, que iniciou domingo, dia 10, finaliza nesta terça-feira,dia 12, no Ginásio Municipal João dos Santos. No masculino a briga pelo título está entre as escolas Friedrich Karl, de Blumenau; Christa Sedlack, de Ibirama; Castelo Branco, Joinville, e Euclides da Cunha, de Jaraguá do Sul.

E no feminino entre os favoritos constam as escolas Luiz Ledra, de Rio do Sul; Friedrich Karl, de Blumenau; Euclides da Cunha, de Jaraguá do Sul e Escola Alternativa, de São Bento do Sul.

As modalidades coletivas como basquete, futsal, handebol e vôlei entram, nesta terça-feira, dia 12, no seu terceiro dia de competição e no final da tarde já serão definidas a maior parte dos semifinalistas. O Regional Leste-Norte dos Jesc em Gaspar iniciou dia 9 com o cerimonial de abertura e termina na quarta-feira, dia 14.

O evento reúne 890 estudantes de 12 a 14 anos de 78 escolas. É promovido pelo Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e Prefeitura de Gaspar.

Texto e imagem de Antonio Prado – Assessoria Fesporte

Nenhum comentário: