segunda-feira, 23 de abril de 2012

Alto Vale participa da etapa do Estadual do Jasti em Piratuba

Os 5º Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), que ocorrem desta terça-feira (24) a sábado (28) em Piratuba, no Oeste catarinense, terão a participação de 1.527 atletas de 141 municípios. E o Alto Vale não ficará de fora com a participação em várias modalidades (veja a lista no final do texto).

Os atletas, todos com 60 anos ou mais, vão competir nas modalidades de bocha, bolão, canastra, dominó, truco, dança coreográfica e dança de salão nos naipes masculino e feminino. Entre atletas, dirigentes, familiares e equipes técnica e de apoio, a 5ª edição dos Jasti devem envolver cerca de 2 mil pessoas em Piratuba. “Os Jogos da Terceira Idade são um evento de valorização da vida, um evento pela amizade e pela autoestima destas pessoas que já fizeram tanto por nós e por Santa Catarina”, destacou o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti.

O cerimonial de abertura do evento ocorrerá nesta terça-feira, às 20h, no Centro de Eventos de Piratuba. A concentração para o desfile das delegações no mesmo local será a partir das 19h. Pela manhã, às 9h, será realizado o congresso técnico no auditório do Centro de Eventos do município. No congresso técnico serão definidas a composição das chaves, a tabela de jogos e a ordem das apresentações das danças.

O município de Timbó, que sediou o evento no ano passado, é o único inscrito em todas as modalidades.  Concórdia, Joinville e Piratuba lideram a lista de cidades com maior representação em número de atletas.  A dança coreográfica mista será a modalidade com o maior número de inscritos: 314. A segunda em representação é a bocha masculina, com 139 jogadores, seguida do bolão 23 masculino, com 135 bolonistas.

Os Jasti têm como principal objetivo estimular a participação do idoso em atividades esportivas e recreativas de forma a, na condição de atleta, ampliar sua qualidade de vida. Além disso, os Jasti buscam contribuir para reverter a imagem do idoso na sociedade, resgatando sua auto-estima inserido num ambiente de convívio social e de integração. A primeira edição dos Jasti foi em 2008, em Chapecó. Depois o evento foi promovido em Gravatal (2009), Barra Velha (2010) e Timbó (2011).

Piratuba, sede da edição de 2012, tem sua economia baseada no turismo, conta com uma população de 4,8 mil habitantes e possui uma rede hoteleira com capacidade para 2,5 mil leitos. No domingo (22), dois dias antes da abertura do evento, os primeiros participantes da competição devem começar a desembarcar na cidade.

Veja a lista de representantes das regionais de Rio do Sul, Taió e Ituporanga:

SDR de Rio do Sul: Bocha Feminina: Rio do Oeste
Bocha Masculina: Trombudo Central
Bolão 23 Feminino: Agronômica
Bolão 23 Masculino: Rio do Sul
Canastra Feminina: Agronômica
Canastra Masculina: Rio do Sul
Dominó Feminino: Agrolândia
Dominó Masculino: Rio do Sul
Dança de Salão 60 a 69 anos - Agrolândia
Dança de Salão + 70 anos: Trombudo Central
Dança Coreográfica: Agrolândia

SDR Ibirama: Dança Coreográfica: Apiúna
Dança de salão + 70 anos: Lontras
Dança de Salão 60 a 69 anos: Vitor Meireles
Truco Masculino: Ibirama
Truco Feminino: Vitor Meireles
Bolão Feminino: Presidente Getúlio

SDR de Taió: Truco Masculino: Salete
Dominó Feminino: Pouso Redondo
Dominó Masculino: Salete
Canastra Feminina: Salete
Canastra Masculina: Salete
Bocha Feminina: Pouso Redondo
Bocha Masculina: Pouso Redondo
Bolão 23 Feminino: Salete
Bolão 23 Masculino: Salete
Dança de Salão 60 a 69 anos: Santa Terezinha
Dança de Salão + 70 anos: Pouso Redondo

Não recebemos os classificados da regional de Ituporanga.

[Texto com informações de Júlio Castro - Fesporte]

Nenhum comentário: